Insignia identificativa de Facebook

lunes

FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES


Quando estamos tratando de relações comerciais não existem respostas ou receitas definitivas. A confiança é algo muito pessoal e subjetivo, porque isto pode tomar algum tempo.

No mundo dos pequenos negócios, a repetição de vendas (fidelização) é a única coisa que mantém o roda girando. A construção de confiança com os seus clientes passa a ser fundamental para longas relações e o sucesso do seu negócio.

Esta relação tem influência da soma de detalhes, como: gerenciamento, o site da empresa, como é a sua fachada, forma de atendimento, post-venda, facilidade de cancelamento. Constituem como você e seu negócio se posicionam para o cliente.

Ter uma visão geral de como o seu cliente enxerga o seu negócio, pense sob a perspectiva de seu cliente:

Quando ele fica sabendo de você – Como é? É prático? É marcante?

Informações/dados que ele encontra sobre você - Quais informações? É acessível? Ele fica com mais dúvida? Desperta desejo?

Entrando em contato com você. - Como é feito? É fácil? É rápido? Está sempre disponível? Ele se surpreende?

Quando chega no seu estabelecimento. - Como ele é recebido? O “clima” é bom? As pessoas estão felizes? É limpo?

Na hora da prestação do serviço – Demora muito? É sempre bem orientado? O serviço é bom?

Ao sair do estabelecimento. - Ganha vantagens? Tem incentivos para retornar? Sai feliz da loja?

E depois? - Ele lembra de você? Como? Por que?

Quem tem responsabilidade por tudo isso são os donos e os gerentes desses estabelecimento. Para conseguir no seu negócio controlar atendimento, fazer o marketing da empresa, controla estoque, contabilidade, funcionários, treinamentos, pagamentos…). Você deve ter pensado sobre tudo o que deve reavaliar, deve fazer e que já faz. 

Então, o que você pode fazer para construir ou melhorar a confiança (vendas) em seu negócio? Busque soluções que possam agilizar e melhorar o seu trabalho. 

1 Contratar pessoal pode ser uma opção mas requer custos, supervisão e treinamento, e podem não valer a pena. 

2 Concentrar-se em questões mais estratégicas e financeira. É preciso estar ciente, que apesar das vantagens, isso irá diminuir o dinheiro embolsado no final do mês. 

3 Contratar serviços de terceiros.  Neste caso,  o software é ideal, soluções práticas, simples e acessíveis.

4 Marketing e atendimento ao cliente. Pense em utilizar as redes sociais, são mais baratas e mais eficazes na maioria dos casos.

5 Pesquise as melhores práticas do Mercado. Desenhe processos, treine seus funcionários e observe o que foi combinado. Faça uma ronda e liste tudo o que pode melhorar no ambiente físico do negócio. 

6 Converse informalmente com seus funcionários e clientes mais antigos para saber o que você pode melhorar.

7 Pense em programas de fidelização e promoção por retorno. Convide-o para interagir com suas redes sociais e sugira a facilidade do agendamento pela internet ou da sua empresa online. 

8 Invista tempo ligando para seu cliente em datas especiais. Pense em como você pode tratá-lo de forma especial e isto pode ajudar a melhorar os serviços e aumentar o retorno dos clientes.

9 Diferencie custo e investimento; existem gastos financeiros que investidos lhe trarão benefícios, as vezes não imediatos.

10 Valorize seu tempo; Pense em tarefas que lhe ocupam muito tempo, pois são importantes, mas podem ser otimizadas ou automatizadas.

11 Mesmo você estando confortável como trabalha atualmente lembre-se que o mundo está girando, e a concorrência também. Não tenha medo de mudar;

12 tenha foco para continuar fazendo o que você faz de melhor:  fornecer um excelente serviço!

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Hola!, por favor si tiene un número de mensajería instantánea como whatsapp o telegram, dígamelo y entraré en contacto, para mejor atención directa, Gracias!! un Saludo

Hello!, I will get in touch, please if you have whatsapp or telegram, let me know for better direct attention, Thanks!

Oi!, entrarei em contato, por gentileza me diz, se você tiver whatsapp ou telegram, para melhor atenção direta, Obrigado! Saudaçaões.