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REDES SOCIALES Y HOTELERÍA

A hoteleria utiliza sistemas de reservas (Back office, CMNet, CM soluções, Desbravador, Vertical booking, Omnibess, etc) e eles não tem uma ferramenta para monitoramento de canais, o channel manager. A ideia é bastante simples de operar. Tem que carregar as informacões das operadoras, agencias de viagens, criar um network para lanzar em rede sociais as ofertas e disponibilidades para aqueles hoteis que possam interatuar, ou rede de serviços para poder prestar um serviço melhor ao cliente com as quais voce trabalha.

E obvio, tem que ter alguem bem treinado e que entenda a importancia de manter essas informações absolutamente atualizadas, alem de movimentar os canais, com promoções, algo que diferencie seu hotel dos demais no seu set competitivo. Eu faço esse tipo de trabalho de atualizacão nos canais e demais gestões ligadas a midia on-line para diversos hoteis, mas ter uma ferramenta de gestãõ é importante, principalmente se esta presente em muito mais canais.

Outra ferramenta muito util é o monitoramento da presença digital de seu hotel, mas novamente atenção, não adianta contratar ferramenta sem ter alguém que leia, traduza, sugira e implemente ações a partir das informações levantadas. Lembre-se que o cliente conversa com voce pelas redes sociais se voce mantiver esse canal ativo; caso não mantenha essa interação com o publico, o publico apenas falara da sua empresa, seja para elogiar ou criticar.

Concordo com a ideia sobre comprar um super produto para usar somente duas facilidades dele, não e o maís certo. Também é verdade que Brasil, ainda não tem interligação com outros sistemas de Gestão Hoteleira estrangeira, somente com o isso é um entrave. Eu sei que estão desenvolvendo esse relacionamento com ou outros sistemas no momento, mas acredito que será difícil porque todos os PMS querem ter seu próprio Channel Manager, pois isso significa cobrar um módulo a mais dos hotéis no aluguel do sistema.

Minha dica é:
- analisem os custos envolvidos, todos: treinamento, implementação, custos, O único sistema hoje que já tem implementada a interligação com vários PMS e com a maioria das OTAs é o Synxsis da SABRE. É necessário ter equipe com know how de comércio eletrônico para que a implementação seja feita de forma a beneficiar o hotel. Ele engloba inclusive acesso as licitações eletrônicas internacionais - as RFPs.

Ate onde sei nenhum channel manager integra com ota nacional, existe muita promessa de que estão em negociação e que vão conseguir, mas ate onde sei isso ainda não aconteceu. Todas as demais otas principais mundias são comtempladas por praticamente todos channel manager. Hotelería na cidade não integra com ninguem, portanto seja qual for o channel, tera que continuar alimentanto cm manualmente. O mesmo pode acontecer com seu proprio motor de reservas, que dificilmente vai abrir integração para outra empresa de gestao de canais.
Falando francamente, o que pesa é o custo, outros sistemas nacionais cobram um valor muito elevado, então veja qual o menor investimento possível e que atenda a maior parte de otas, porque todas não terá. Sobre burocracia na E-reservas, eu achei muito na CMNet, Desbravador, Omnibess. esperar para ver dos outros, sinceramente, não me lembro qual é o pior, ha folhas e folhas de informações para preencher para configurar o sistema. Aqui na europa tem muitas empresas de gestão, mas não adianta lhe enviar, não tem suporte no brasil, nem em portugues.

Muito sinceramente, pro usuario nenhum sistema é bom, a gente sabe bem que todos reclamam de alguma coisa, é mais facil reclamar do que se esforçar pra aprender a utilizar os recursos do sistema. Acho que você acompanha o que rola no mercado do Brasil, e a tendencia é cada vez mais reforçar as vendas via site proprio do hotel, reduzindo custos de comissão. Numa das pesquisas que vi, os custos ja representam 30% do faturamento, e quem tem hotel sabe bem quanto isso representa na hora de ver quanto sobre no bolso do investidor... Eu arrisco dizer que os dias dos pc estão contados, a conversão pra tudo que é mobile é realidade, portanto, cuide de investir nas vendas via mobile, fique com o booking engine que lhe ofereça os melhores recursos para venda comercial e invista na venda via site do hotel. Fique com as OTA (por enquanto) que realmente tragam vendas relevantes para o seu negocio.
 

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