1.
Duvide das declarações clássicas infalíveis.
Eu duvido que o melhor argumento para se vender era usar “honestidade –
capacidade - branco - radiante”, paradigma tido como verdade até pelas agências
de propaganda. Eu questiono que o publico alvo fique admirando o que essas
palavras vendem, agora e consumismo puro sem importar o valor adicional, vender
sabão em pó para lavar a roupa sempre foi quebradiço de cabeça para a
propaganda, Colocaram mais perfumes nos produtos e as vendas dispararam. Duvidar
para crescer, - este é o novo desafio dos empreendedores.
2.
Esqueça o segmento e busque nichos.
Crianças, - é segmento. Crianças na escola, - é nicho. Crianças que viram
universitários, - é um super nicho. Hoje, quem não tiver um nicho, terá um lixo
de mercado. Descobrir e encantar nichos dá mais resultados que vender para
segmentos. Quanto menor você for, - maior você será. Para isso, use o Database
marketing para conversar com seu público-alvo. É o seu desafio para
crescer.
3.
Conquiste vantagem competitiva. Você
ainda faz isso, basicamente, com preço baixo e diferenciação. Não ganha mais
quem é melhor e, sim, diferente. Ser percebido como único em alguma coisa é o
seu desafio diante da concorrência predatória, nem que seja com senso de
humor: “meu hotel é o único que contém pamonha no café de
manha”.
Crie posicionamento, pois a batalha continua sendo pela mente do
cliente.
4.
Tenha pesquisa numa mão e intuição na outra.
Pela pesquisa a cama é o lugar mais perigoso do mundo, pois é onde mais se
morreu até hoje. O empreendedor de sucesso sabe que pesquisa sem intuição é
fracasso. E intuição sem pesquisa é derrota. Seu desafio é acreditar em seus
palpites.
5.
Não use míssil para matar minhocas. Para
a maioria dos empreendedores o que mais funciona ainda é a mídia seletiva, o
marketing direto, mala direta e telemarketing com enfoques novos. Obtenha uma
resposta direta de seu cliente e mantenha um diálogo de relacionamento.
Fidelize!! .
6.
Adote o cardiomarketing. O
mundo mudou mas o coração humano continua carente de reconhecimento e afeto,
portanto, não satisfaça, deslumbre; não venda, seduza.
7.
Transforme subordinados em parceiros de sedução.
A razão é simples: funcionários encantados encantarão clientes desencantados.
Primeiro seduza os seus, depois os de fora. Dentro de uma empresa só existem
custos e expectativas. O lucro está lá fora.
8. Preocupe-se
com uma causa, - não com seu negócio. Há
empreendedores que se desesperam: - Será que a rede hoteleira
concorrente vai destruir meu negócio? Ora,
com essa pergunta errada, você mostra que está orientado para você mesmo, não
para o mercado e que não tem vocação para servir. A atitude certa é:
- Ótimo, a rede hoteleira da cidade cresce, eu sou mais uma
alternativa para oferecer o meu estabelecimento com qualidade e bom afazer para
os meus amados clientes.
Se você não estiver centrado e concentrado na mudança, - você vai desaparecer ou
comer muita poeira.
9.
Irrite-se positivamente, pois a criatividade nasce da angústia.
Pan-am ficou com choros diante estadísticas de custos... O que fazer? E ai
chegou a inspiração, tirou azeitona do cardápio e logro uma poupança de milhões
de dólares, ninguém acho ruim.
Marketing
ainda é a administração da criatividade. Para vencer os desafios que virão
atualize paradigmas, seja fanático pela inovação contínua, desenvolva uma emoção
competitiva e troque o medo do futuro pelas ferramentas
certas.
10.
Tenha o slogam do empreendedorismo vencedor: Micro pode ser minha empresa, - não
minha cabeça. Com
iniciativa, capital intelectual, poder de foco, ética e moralidade, auto-estima
de vencedor, auto-imagem de campeão, inteligência emocional para relações
humanas positivas, visão, missão e capacidade para encantar seus Clientes você
chega lá mais cedo.
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