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AS PERSPECTIVAS DE MERCADO PARA A HOTELERIA

O investidor-proprietário é extremamente conservador em relação ao negócio. Se as perspectivas não são muito interessantes, ele não capta financiamento nem faz o hotel; Se o hotel vai ser desenvolvido por uma incorporadora, a coisa é um pouco diferente. A maior preocupação, em muitos casos, é se haverá mercado para a venda imobiliária, e não no momento da operação hoteleira.

As motivações do incorporador têm uma lógica clara. Ele vai vender o hotel para terceiros, que nem sempre sabem se as perspectivas do mercado hoteleiro são boas. Ele constrói o hotel e realiza seu lucro imobiliário imediatamente. Se as condições de mercado forem favoráveis, o hotel vai operar bem e o comprador vai ficar feliz. Caso contrário, o comprador vai ter feito um mau negócio. Em qualquer caso, o incorporador já lucrou.

Logicamente, nem todos os incorporadores são inconseqüentes. Há muita empresa séria e comprometida com a perspectiva de renda que seu comprador vai ter. Infelizmente, os que não pensam assim conseguem prejudicar todo o mercado, (compradores e donos de hotéis estabelecidos) com sua atitude irresponsável e não sustentável.
O lançamento de projetos sem fundamento mercadológico traz danos a toda a hotelaria de uma região. Esse processo é muito conhecido em nosso mercado. No início dos anos 2000, muitas capitais do mundo passaram por um ciclo de super-oferta. Para tornar a situação mais complicada, a demanda também foi afetada pela crise financeira e pela turbulência política. O excesso de novos quartos e a demanda em queda trouxeram quedas brutais, situação que comprometeu o lucro dos hotéis e travou a implantação de novos empreendimentos por muitos anos.

Nos últimos anos o mercado hoteleiro apresentou importantes avanços, como o lançamento do Manual de Melhores Práticas para Hotéis de Investidores Pulverizados, que resguarda os direitos de compradores de hotéis e investidores de fundos imobiliários; a maior disponibilidade de dados sobre o desempenho dos mercados, como Panorama da Hotelaria, a profissionalização do mercado, com empresas de capital aberto, fundos de investimentos hoteleiros e mais redes internacionais.
O curioso é que, apesar desses avanços, os erros do passado estão se repetindo. Há diversos mercados nos quais o lançamento excessivo de novos hotéis, grande parte dos quais através de venda imobiliária, vai trazer queda brutal de ocupação, diária e lucro. Como em toda estimativa de longo prazo, há uma grande chance de a realidade ser um pouco diferente. No entanto, a direção é absolutamente clara: o mercado hoteleiro dessa cidade vai sofrer as consequências dessa superoferta, com queda brutal da receita e da renda dos investidores.

As entidades hoteleiras deveriam estar atuando junto aos órgãos municipais para evitar esses excessos. Os hoteleiros não podem ficar no camarote, assistindo a chegada do tsunami de oferta. Ele vai atingir a todos e vai destruir o valor econômico dos hotéis.

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