Se os consultores são
pessoas cheias de problemas, por que as empresas contratam consultores para
resolver seus problemas? Tem algo a oferecer a empresa? A resposta as empresas contratam “Capital
Intelectual”
O consultor é
contratado por se entender que ele tem capacidade para resolver um determinado
problema, porém como existem muitos interesses daqueles que vem realizando a
gestão do negócio, o consultor tem também que exercitar a experiência no
relacionamento com as pessoas. Esse mix de conhecimento tácito nos negócios e
de relacionamento humano é o que determina na maior parte das vezes o sucesso
ou insucesso de um trabalho de consultoria.
Um aspecto que está
presente nas organizações e que causa ainda mais danos em se tratando de
pequenas e médias empresas: os interesses pessoais que se sobrepõem aos
interesses da organização. Os interesses dos sócios, administradores, etc.
jamais podem se sobrepuser aos interesses da entidade, por mais nobres que
possam parecer.
Posso afirmar que
apesar de sermos cheios de problemas, somos contratados porque ainda assim
somos ou procuramos ser imparciais quando entramos nas empresas de nossos
clientes e obviamente temos uma bagagem e “know How” para poder comparar o
comportamento empresarial e sugerir as correções prováveis e os ajustes
necessários.
Porque sozinho ninguém
é capaz de entender de tudo, cada um tem que desenvolver certas habilidades, se
especializar nisto e outros em outras áreas, assim entramos em um processo de
ganha, como pessoa, profissional e financeira, pois a roda da economia gira
assim.
Cometemos erros e temos
problemas como qualquer outra pessoa. Entretanto acredito que se um consultor
orienta pessoas e empresas, precisa demonstrar competências e comportamentos
para tal, ponderação fundamentada na experiência disponível para um novo
desafio.
O conjunto de ponto de
vista de um Consultor auxilia a construir um feedback (Abordagens interessantes e enriquecedoras) consistente
do que pensam os empresários sobre o seu próprio trabalho. Os mais antigos falam
que: “somos ótimos juízes quando não julgamos a própria causa”.O consultor de Postura, Comportamento e Processo Produtivo, tem que ter a visão de águia para perceber, identificar e muitas vezes encantar o empresário com o diagnóstico e quando ouvimos com atenção suas necessidades podemos oferecer serviços que eles chegam a pensar que adivinhamos ou que estávamos escondidos dentro da empresa. A partir desse momento teremos clientes fiéis e cheios de expectativas. Por isso devemos ter muito cuidado com o que falamos e como está o nosso humor para enfrentarmos os desafios do dia a dia.
Apesar de hoje em dia
as empresas exigirem a multifuncional-idade dos funcionários, o aprendizado
rápido e a administração do empreendimento ou de sua função com total êxito,
suponho que possa haver uma falha em algum momento dessas características
citadas ou a preguiça de pensar, que é muito fácil de encontrar. Logo ocorre
que as empresas acabam esquecendo-se de enxergar o óbvio e falta de raciocínio
lógico acabam se deparando com uma solução que aos seus olhos não encontram
solução
O Consultor está
acostumado a “pensar” nos problemas alheios até descobrir uma solução. Assim o
faz com os seus próprios problemas. Isto é perfil. Não são todos os donos de
empresa, gestores e funcionários que compreendem, por isso, muitas vezes o
criticam. Então, temos que enxergar oportunidades nas dificuldades e críticas.
Cabe a nós continuarmos “pensando”, achando soluções e aos demais executar as
ações. E, é claro, cobrando um preço justo.
Hoje em dia, a
necessidade de entregar resultados cada vez mais rápidos vem inibindo as
oportunidades de aprofundamento e reflexão sobre os problemas. As soluções são
aplicadas baseadas na “disposição”. Isto vem se acelerando e não vejo tendência
de mudança neste comportamento.
Um consultor certamente
catalisa o processo, pois normalmente tem um conhecimento especializado em um
grau que não se encontra dentro da empresa. Efetivando velocidade na
implementação e ajuda no comprometimento, especialmente quando falamos de
mudanças. A contratação de um consultor faz com que as pessoas se sintam mais
compelidas a se mexer.
Quando os líderes
percebem que seus colaboradores não podem ou não querem executar soluções para
os problemas internos do negócio, a "saída" acaba sendo a inclusão do
consultor, para rever os meios e fins do negócio e conscientemente propor
mudanças. As empresas não podem ficar engessadas em suas políticas, tem que
observar seus concorrentes e aprender com as transformações globais. Quanto
mais tempo ficar a pessoa no cargo, mais míope fica diante das evoluções na
gestão de recursos e menor mobilidade para proceder a transformações.
Na prática empresarial
aprendemos que de dentro do furacão fica mais difícil enxergar a saída. Vejo
nessas premissas a necessidade do trabalho do consultor. Com um trabalho
transparente, sem disfarçar resultados e com imparcialidade nos diagnósticos é
possível colocar a empresa no rumo de seus objetivos. Ponderações e pontos de
vista coerentes, maduros e sábios.
Lidamos com situações,
e ainda numa visão analítica da empresa, pois cada vez mais o mercado exige
especialista, somos chamados pela imparcialidade, mas também pelo conhecimento
técnico, e especialmente podemos aproveitar o conhecimento agregado para contribuir
com outras realidades, na verdade podemos unir as peças do quebra cabeça
montado em diversos setores da empresa.
Uma única pessoa sozinha,
não se separa e tem consigo problemas pessoais e profissionais, mas muito
profissionais recomendam que quando estiverem nos respectivos ambientes, se
dedique 100% do tempo a suas atividades, ao seu compromisso. Agora quanto ao
fato do profissional contratado poder contribuir ou não, para os objetivos
almejados pela empresa, entendo que na verdade o sucesso ou fracasso de um
projeto de uma empresa depende mais dela do que da consultoria.
Nós fazemos a diferença
e executamos, mas quem faz acontecer é quem nos contrata e, se ela não estiver
comprometida, pode esquecer. Mas podemos ir direto ao que o Consultor
representa para uma empresa ou um empreendimento, pois quando alguém contrata
um serviço especializado como este, deve ter avaliado sua real necessidade,
expor na contratação o que pretende e qual o ponto de fragilidade.
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