DICAS PARA LIDAR COM A DESMOTIVAÇÃO NO TRABALHO
O sucesso no
trabalho em uma empresa normalmente é motivo de celebração. Neste período
também é comum que os profissionais se sintam motivados. Mas, passado algum
tempo, as tarefas podem se tornar tediosas, o trabalho cai na rotina e entra em
cena o fantasma da desmotivação. Em geral, a desmotivação surge quando as
necessidades ou objetivos do profissional não estão sendo satisfeitos.
Para alguns, as
necessidades são básicas como pagar a comida e o aluguel. Assim, estarão mais
preocupados com a remuneração e com o emprego, mantendo o desempenho e a
motivação necessária para isso. Os que já atingiram o patamar das necessidades
básicas vão querer um trabalho que traga satisfação pessoal. Algo que realmente
gostam de fazer.
Detalhes que afetam a produtividade no
trabalho. Acomodação ou desmotivação Muitos colaboradores não buscam fazer um
trabalho diferenciado e criam um ciclo vicioso na relação acomodação e
desmotivação.
SINTOMAS
O primeiro
sintoma de desmotivação é a falta de comprometimento com prazos, horários,
participação em reuniões, silêncio e ausência de idéias. O profissional
desmotivado se torna apático, sem entusiasmo. Passa a adotar um comportamento
de intrigas, pois as energias não estão voltadas para a realização das tarefas
que precisam ser executadas. Nessa situação, a energia é dirigida para o lado
negativo de tudo que vê.
Os profissionais
desmotivados devem ficar atentos, pois passam a entregar o trabalho sem
qualidade, começam a receber avaliações negativas e podem comprometer
seriamente sua carreira. Há casos em que as atitudes do chefe também podem
gerar desmotivação. Algumas pessoas não estão preparadas para liderar: dão
ordens excessivas, elevam o tom de voz, não assumem os erros cometidos pela
equipe e tem medo de tomar decisões. Isso reflete no trabalho dos subordinados
que perdem a motivação pelo trabalho. O bom líder é
aquele que sabe gerar o estímulo correto para que os subordinados tenham
motivação. Mas o seu chefe não pode fazer com que você se sinta motivado. Essa
responsabilidade é do profissional.
MANTENHA-SE MOTIVADO
- Esteja sempre
disposto a encarar desafios;
- Se envolva nos
objetivos da empresa;
- Estabeleça uma
boa comunicação com a equipe;
- Seja proativo
nas ações para eliminação dos problemas.
- Foque sempre
na solução e não no problema.
HORA DE SAIR
Se a situação
permanecer insustentável mesmo depois de tentar recuperar a motivação, talvez
seja mesmo o momento de pensar em mudar de emprego. Tente fazê-lo pela porta da
frente antes que seu desempenho despenque a um nível abissal.
É melhor sair
como um excelente profissional, sem deixar cair o desempenho nem ter a imagem
desgastada, porque Vivemos muito da imagem que construímos, e um momento de
baixa pode implicar um descarrilamento irreversível na carreira.
DEMITA OS DESMOTIVADOS
Muita gente diz
que funcionário tem de vestir a camisa da empresa. Aqui, todos são motivados,
do diretor ao ajudante do almoxarifado. Acho extremamente desgastante ficar
tentando motivar quem não está interessado em ser motivado. Concentro esforços
para encontrar os felizes e deixo os outros para a concorrência.
Estou sempre me
perguntando quem deve continuar comigo nos próximos cinco anos. Não adianta
querer enxergar muito, além disso, pois as pessoas mudam. As que são ideais
hoje nem sempre serão amanhã. Também faço questão que me admirem e respeitem. O
funcionário não precisa gostar de mim e isso é bom, pois assim também não
preciso gostar dele. Quero uma equipe com discordâncias e sentimentos. Quero
gente de verdade esse é um dos principais ingredientes da receita para
empreender.
ATITUDES EFICAZES PARA EQUIPE DE TRABALHO
DESMOTIVADA
Sua equipe de
trabalho anda produzindo pouco e cada dia mais desmotivada?
O ambiente de
trabalho está pesado?
Se você é um bom
líder, sabe que precisa mudar esse quadro, pois, se tudo continuar como está, a
tendência é piorar. Então, é hora de agir e motivar a sua equipe!
SEJA CLARO E DIRETO
O primeiro passo
é conversar com toda a sua equipe. Mostre os resultados (seja através de
números, gráficos ou planilhas) e explique como a produtividade da empresa anda
diminuindo.
Melhor ainda é
chamar um por um de sua equipe e conversar de forma humilde, mas direta. Assim,
você vai perceber quais são os membros de sua equipe que estão mais
desmotivados e o motivo disso. Além disso, algum deles pode acabar lhe dando
uma boa idéia para resolver o problema da equipe. Já pensou nisso?
RECOMPENSE OS BONS FUNCIONÁRIOS
Em muitas
organizações, os funcionários ficam desmotivados por saberem que não vão
receber nenhuma recompensa pelo seu esforço. Então, para motivar a sua equipe,
o ideal talvez seja oferecer um bônus a seus funcionários, de acordo com o
desempenho de cada um. Assim, cada pessoa pode se sentir mais animado para
trabalhar e se superar. E a equipe inteira sai ganhando!.
Sua equipe pode
estar desmotivada porque os funcionários acreditam que não serão recompensados
por bom trabalho. Neste cenário, é indiferente para o empregado apresentar, ou
não, um bom desempenho. Isto é péssimo para sua empresa, porque inibe a
inovação e o esforço da equipe de conseguir resultados excepcionais.
Uma forma de
resolver essa situação é recompensar sempre o trabalho que seja acima da média.
Bônus ao alcançar certas metas, dias de folga ou até mesmo prêmios, são maneiras
de gratificar os funcionários. Outra recompensa, bastante subestimada nas
empresas, é um simples elogio público para um colaborador.
Algumas vezes a
equipe pode estar desmotivada, porque não recebe um reconhecimento eficiente do
bom trabalho que cada um desempenha. Sempre premie o trabalho que for acima da
média. A falta de comunicação ou a comunicação feita de maneira ineficiente
também podem frustrar seus colaboradores, que não entendem com clareza o que
precisam fazer e seu papel nos objetivos da empresa. Sempre comunique-se de
forma clara.
Para motivar a
sua equipe, é preciso que você, como líder, tenha paciência, saiba observar as
pessoas para estimular seus funcionários e mudar a situação da sua equipe.
Motivação é essencial dentro de qualquer organização, seja ela de pequeno,
médio ou grande porte.
COMUNICAÇÃO É ESSENCIAL
Sempre converse
com a sua equipe e vá observando se existem “panelinhas” que criam situações
desconfortáveis dentro da organização. Se você puder, desfaça os grupos, monte
sub-equipes em times diferentes, para desfazer as “ilhas” e fazer todo mundo
interagir melhor. Se o caso for mais grave, e de repente existirem fofocas e
coisas mais pesadas sendo feitas, então pode ser necessário intervir de uma
forma mais dura.
Descobrir quem
está causando os desentendimentos na empresa, nesse caso, é algo que pode
ajudar a encerrar a fonte dos problemas. Você pode fazer isso através de uma
confrontação direta, ou negociações.
Não precisa ser
necessariamente agressivo… Mas sim direto, claro e objetivo. Demonstre suas
expectativas como líder sobre o que é um comportamento aceitável para um
colaborador, e convide-o para sair da equipe, caso o colaborador “problemático”
não esteja de acordo com os termos do grupo. E, se for necessária uma atitude
mais enérgica, demita!. É melhor ter um a menos do que uma equipe inteira
envenenada e desmotivada.
A causa da falta
de motivação da equipe pode estar na falta de clareza sobre o trabalho que deve
ser desenvolvido. Se as pessoas não sabem exatamente o que devem fazer no dia a
dia e qual é a função do seu trabalho para os objetivos globais da empresa elas
tendem a ficar extremamente frustradas.
O ideal é ser
sempre o mais claro possível e se comunicar constantemente com seus
colaboradores. Use os mecanismos de comunicação interna (como memorandos,
e-mails e mensagens eletrônicas), mas encontre sempre tempo para uma conversa
olho no olho. Procure ouvir
ativamente e entender quais são as dificuldades e insatisfações dos seus
funcionários. E, o mais importante, apresente soluções para as demandas que
forem reportadas.
TIRE TODOS DA ZONA DE CONFORTO
A rotina de uma
empresa, se mantida por muito tempo, coloca as pessoas no piloto automático.
Isso deixa os seus funcionários parecendo robôs e a produtividade não aumenta. Para
acabar com o marasmo, seja criativo: faça uma comemoração em um final de
semana, tire fotos e se aproxime mais de sua equipe.
Montar uma boa
equipe é muito mais do que reunir funcionários competentes e com bons
currículos. Você precisa dar estrutura de trabalho e guiá-los para apresentar
bons resultados para a empresa. Tem suas mãos um time desmotivado, acomodado no
trabalho e que não busca a inovação?
CAPACITE OS FUNCIONÁRIOS
Uma excelente
maneira de motivar sua equipe é apresentando conhecimentos, técnicas e idéias
que sejam diferentes das aplicadas no dia a dia. A capacitação é muito
eficiente porque traz para sua empresa novos ares e metodologias diferentes das
que seus funcionários estão acostumados.
Os treinamentos
podem ser internos, trazendo um professor para dentro da sua empresa, ou
externos, quando você envia um ou mais membros da sua equipe para um curso em
outra instituição. Seja qual for o método escolhido, estimule os funcionários a
utilizar, no dia a dia, o que foi aprendido, este procedimento melhorará os
processos de trabalho.
ENVOLVA A EQUIPE NA TOMADA DE DECISÕES
Quando sua
equipe é envolvida no processo de tomada de decisões você aumenta a
responsabilidade, estimulando um papel mais ativo de cada um. Apresente
cenários completos para os funcionários e busque saber o que cada um entende do
projeto como um todo. Com isso você cria um ambiente de gestão participativa,
onde a equipe possui parte do poder de decisão. Porém, lembre-se: gestão
participativa não é o mesmo que congestão. A responsabilidade final sobre cada
uma das decisões sempre vai recair no gerente de projetos.
Você está
realmente preparado para fazer sua equipe ter um salto de produtividade, foco e
eficácia? Aprenda como motivar uma equipe, e sua carreira como líder está
segura. Não se esqueça disso! Seu sucesso e multiplicar o seu próprio talento
como um verdadeiro gestor de equipes.
UMA FOFOCA PODE CAUSAR ARRANHÕES NA IMAGEM PROFISSIONAL DE ALGUÉM.
Mas é possível,
sim, tomar algumas medidas para tentar reverter a situação. Antes de saber
quais atitudes são essas, lembre-se que a melhor maneira de não cair na
armadilha da boataria corporativa é justamente não fomentá-la. Em uma empresa,
nunca se sabe até onde determinada informação pode chegar ou se foi distorcida.
Por isso, não repasse boatos.
Seja racional:
mantenha o autocontrole e busque aliados, ou seja, pessoas que possam o ajudar
a combater a fofoca. Nunca tome uma decisão a partir de uma fofoca. Se o fizer,
estará agindo de forma errada. Tudo o que a pessoa que inventou o boato quer é
desestabilizar o alvo. Quem cai no jogo está perdido.
Junte-se ao
inimigo, uma estratégia inteligente é, em vez de partir para o confronto, se
aliar ao inimigo. Descubra quem é o fofoqueiro e faça o contrário do que ele
imagina. Tente se aproximar, com isso você o acompanhará de perto. O efeito
surpresa nesse caso pode ser uma importante arma a seu favor.
É comum, ao
ingressar em um novo trabalho, precisar de um tempo para se adequar e
conquistar resultados. Porém, quando esse tempo se estende além do habitual,
pode indicar incompetência para desenvolver o trabalho ou falta de interesse
para aprender as novas funções. Os dois fatores são extremamente prejudiciais
ao empregado.
Peça apoio à
chefia: busque o aval e o apoio dos chefes, conforme as circunstâncias, só isso
já será suficiente para abafar o caso e gerar a credibilidade necessária à
vítima. Esclareça
publicamente, juntar a equipe e tentar esclarecer as coisas é uma forma de
contornar a situação. Mas quando há comprometimento do desempenho ou o emprego
da pessoa entra em jogo, o melhor é pedir uma investigação interna, envolvendo
chefia e profissionais de RH que possam mediar e analisar de fora a questão.
Dependendo da gravidade do caso, uma acareação também pode ser uma saída, pois
colocar a vítima frente ao fofoqueiro ajuda a eliminar qualquer nova
possibilidade de invenções.
Mostre (ainda mais) competência, o mais eficaz
"cala a boca" em se tratando de fofoca é demonstrar um desempenho de
qualidade e com conseqüências positivas para a empresa. O sucesso percebido por
todos deve silenciar os maledicentes. O esforço do profissional deve ser
redobrado. Além do trabalho, é preciso avaliar quais aspectos da sua imagem
foram mais prejudicados e trabalhá-los.
QUANDO OS FUNCIONÁRIOS NÃO RESPEITAM O CHEFE, O ERRO É DELE
Não ser claro e
objetivo ao definir procedimentos são um dos principais erros dos chefes. Se as
determinações do chefe não são cumpridas, em geral, a culpa é dele mesmo. O
diagnóstico é simples: despreparo para liderar uma equipe, mas o problema tem
cura.
O potencial de
liderança precisa ser aprimorado continuamente, com especial atenção para a sua
principal ferramenta, que é a comunicação. O líder precisa saber falar e ouvir.
Diversos erros cometidos pelos gestores estão relacionados à habilidade de
transmitir mensagens claras, objetivas e coerentes aos subordinados. Mas ainda
há outros, que podem ser facilmente corrigidos.
NÃO DAR O EXEMPLO
Os funcionários
tendem a não seguir as recomendações do chefe quando não sentem confiança nele.
Esse descrédito pode estar relacionado à percepção de que o gestor não pratica
aquilo que defende. Essa conduta cria um clima de insegurança. E, pior, quem
age assim corre o risco de perder vários talentos para o mercado, pois um dos
principais motivos de pedidos de demissão é a falta de confiança nos gestores.
Assim, se deseja que seus funcionários cheguem sempre no horário, por exemplo,
você não pode se atrasar.
NÃO SABER OUVIR
Se suas
orientações não estão sendo acolhidas, provavelmente você não está ouvindo seus
funcionários. Chamá-los para dar recomendações ou exigir aprimoramento do desempenho
e dos resultados é válido. Mas, se nessas ocasiões não for possível permitir
que as pessoas dem suas opiniões e expressem suas vontades, crie outras em que
elas possam contribuir.
O gestor que
ouve valida o diferencial de competência que cada um traz consegue para o
trabalho. O feedback freqüente promove um ambiente de trabalho saudável e
enriquecedor. Isso conta muito para o engajamento da equipe, explica Mara. Se a
empresa não tiver um programa de feedback regular e formal, promova encontros
informais. Ouça seus funcionários, nem que seja durante um almoço ou café. As pessoas se
sentem valorizadas e o gestor consegue conhecer melhor o perfil de cada um. Ocupar
um cargo de chefia é sinônimo de mais responsabilidades e atitudes mais
equilibradas. Saiba se você reúne as características que uma posição de
liderança exige.
NÃO OFERECER DESAFIOS À EQUIPE
Para motivar
funcionários, o gestor deve desafiá-los continuamente, envolvendo-os em novos
projetos, por exemplo. Criar um ambiente de aprendizagem ajuda. Não estabelecer
metas para a equipe e para cada um dos subordinados é outro problema que leva à
falta de engajamento. A desmotivação também acontece por falta de referencial.
Todos precisam compreender o que a empresa espera. O pior tipo de gestor é
aquele que não atua com a equipe, está sempre ausente e só aparece para
criticar os resultados.
DESAFIAR DEMAIS
Outra situação
comum é a sobrecarga de trabalho, quando as metas e agendas propostas são
impossíveis de serem cumpridas. A equipe fica extremamente desmotivada quando
percebe que o que está sendo exigido não pode ser feito e quando não há espaço
para propor mudanças.
USAR SEMPRE O MESMO CANAL DE COMUNICAÇÃO
De acordo com a
programação neurolinguística (metodologia que busca o aprimoramento da
comunicação e desenvolvimento humano) existem pessoas que têm mais capacidade
de ouvir, outras que respondem mais aos estímulos visuais e as cinestésicas,
que precisam do toque para assimilar uma informação. Na dúvida, use todos os
recursos possíveis para se comunicar com seus subordinados.
Além de falar,
recorra a elementos gráficos e tente mostrar como aplicar a teoria, colocando a
mão na massa. Pense em dinâmicas criativas, capazes de sensibilizar as pessoas.
Às vezes, propor uma atividade prática de alguns minutos traz mais resultados
do que falar durante horas. É preciso levar em conta que, na equipe, as pessoas
vão reagir de maneiras diferentes diante de um mesmo estímulo. O gestor tem de
conhecer bem seus funcionários para identificar o que funciona melhor para cada
um.
NÃO SER CLARO E OBJETIVO AO DEFINIR REGRAS E
PROCEDIMENTOS
Para poder
cobrar resultados de seus subordinados, o gestor precisa ser objetivo,
apresentar regras claras e, se possível, indicadores de desempenho. O primeiro passo
é mostrar a importância da norma ou pacto estabelecido, o impacto que isso gera
na equipe e na empresa. O segundo é deixar claros os limites entre o que é
negociável e o que não é. O gestor precisa deixar isso claro, logo no início.
NÃO CONFIAR EM SI MESMO
O chefe inseguro
tem dificuldade de impor limites. Ele acha que, se disser 'não' à equipe será
impossível manter um bom relacionamento com ela. Mas, às vezes, a liderança é
solitária, há de fazer o que tem de ser feito, independentemente da aprovação
dos outros. Aliás, se o líder tem necessidade da aprovação de seus
subordinados, isso é um grave problema.
O líder que
inspira a socialização e o coleguismo é importante, desde que não atrapalhem a
eficiência. Um bom começo, para mudar essa realidade, é investir no
autoconhecimento. O gestor que se conhece usa o que tem de melhor e, assim,
consegue mostrar sua autoridade, não só pelo comando, mas pelo bom exemplo, que
é uma estratégia muito mais poderosa de convencimento.
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