Um consultor tem que
ouvir atentamente não somente o dirigente, mas também as pessoas que
eventualmente vão se utilizar das ferramentas desenvolvidas pelo consultor.
Foco no negocio do cliente, entender o segmento, o mercado, para poder buscar
soluções que efetivamente aperfeiçoem o empreendimento do contratante. ter uma
visão analítica clara da situação sob o ponto de vista técnico e humano.
Foco no negocio do
cliente, entender o segmento, o mercado, para poder buscar soluções que
efetivamente aperfeiçoem o empreendimento do contratante, Acrescentando, considero fundamental que o
trabalho do consultor seja com soluções exclusivas para a empresa em foco.
Soluções que preservem os investimentos anteriores e os modelos de negócio do
cliente.
O sucesso do consultor
está ligado não ao seu trabalho, mas sim à sua diferenciação de mercado, pois
ninguém aqui é o melhor em alguma coisa, portanto sempre haverá um concorrente
mais barato ou mais qualificado que você para dar a consultoria que o cliente
espera. Por que muitos colocaram ética como característica para o sucesso, e
isso não é característica, é obrigação!
Capital Intelectual e o
conhecimento técnico. O consultor tem também que exercitar a experiência no
relacionamento com as pessoas. Procurar ser imparciais quando entramos nas
empresas de nossos clientes e “know How” para poder comparar o comportamento
empresarial e sugerir as correções prováveis e os ajustes necessários. Esse mix
de conhecimento tácito nos negócios e de relacionamento humano é o que
determina na maior parte das vezes o sucesso ou insucesso de um trabalho de
consultoria.
Existem algumas regras
a seguir: Saber ouvir sem pré-julgamentos as demandas do cliente, Estudar cada
caso em profundidade, pontuando suas características negativas e positivas. Ao
apresentar suas sugestões preparar-se para ouvir rejeições, pertinentes ou não,
tentando antecipá-las como risco na defesa de suas sugestões para fundamentar
suas idéias, com humildade para adaptá-las se for o caso. E, finalmente
participar efetivamente da implantação para colocar suas idéias em julgamento.
Entender o nível em que
o Cliente se encontra. Ser humilde para saber escutar qual a solicitação do
Cliente, Não prometer soluções milagrosas e rápidas. Capacidade de escutar,
observar, dialogar, enxergar, compreender. Empenho para estudar, conhecer,
conferir, buscar soluções, rebuscar Conhecimento e experiência na área de
atuação da consultoria, capacidade de aprimorar-se constantemente. Comprometimento
para mais que planejar participar da implementação. Empatia com o cliente e
Flexibilidade, pois num consultor é soberano.
Saber identificar a
real necessidade do cliente para fazer entregas que efetivamente agreguem
valor. Ter consciência que por mais experiente que seja, cada consultoria é
única e sempre se aprenderá algo a mais. Saber esclarecer dúvidas. Preparar,
apresentar e executar a melhor experiência para o cliente. Entender o que o
cliente quer e transformar a teoria em aplicação prática, Visão de resultados,
em fim, Saber vender!
Adaptar soluções e não
insistir em modelos "perfeitos"; Network (rede de contatos atualizada
e com elevada qualidade), Ser ético em todas as suas atitudes e suas relações.
Relacionamento/Reputação, saber ouvir, treinar; Ter visão do todo, sistêmica,
holística, 360 graus.
Ser prático na tomada
de decisões e aplicação de soluções, analisar para diagnosticar bem o problema,
levando-se em consideração a realidade, necessidade e capacidade de cada
Cliente. Ter Percepção pela qual ele percebe os reais problemas de uma empresa
e não apenas os que o cliente reclama. Liderar para garantir implementação das
soluções recomendadas. Criatividade, Ponderação, Capacidade de articulação do
ambiente emocional. Perfeito entendimento das necessidades da organização,
Eficácia, pontualidade e disponibilidade. Capacidade de comunicação.
Capacidade diagnóstica,
Multidisciplinaridade e Bom negociador. Capacidade de para desenvolver projeto
e pessoas, e para isso absorver conhecimentos a níveis de excelência para que
seja capaz de enriquecer mudanças que se propõe é indispensável. Ter visão de
futuro, e as atualizações do conhecimento não bastam, é preciso desenvolver a
si mesmo criando ferramentas que possam fazer a diferença.
“Dominar não é
conhecer, obter não é entender e possuir não é aplicar”.
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