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VIDA DO CONSULTOR, CAPITAL DO CONHECIMENTO TÉCNICO

Existem, infelizmente, muitos consultores que se dizem especialistas em tudo, o que denota falta de ética e de profissionalismo, muitos consultores que não colocam a mão na massa e dizem: se der certo, o mérito é meu, se der errado a culpa é de vocês!

Um consultor tem que ouvir atentamente não somente o dirigente, mas também as pessoas que eventualmente vão se utilizar das ferramentas desenvolvidas pelo consultor. Foco no negocio do cliente, entender o segmento, o mercado, para poder buscar soluções que efetivamente aperfeiçoem o empreendimento do contratante. ter uma visão analítica clara da situação sob o ponto de vista técnico e humano.
 
Um dos principais motivos pelos quais alguém contrata um consultor é economizar tempo. Na maioria dos bons consultores, Muitos são excelentes em seus campos de atuação, mas péssimos na negociação do seu próprio trabalho. É preciso saber se posicionar como um consultor de alto nível e se valorizar.

Foco no negocio do cliente, entender o segmento, o mercado, para poder buscar soluções que efetivamente aperfeiçoem o empreendimento do contratante,  Acrescentando, considero fundamental que o trabalho do consultor seja com soluções exclusivas para a empresa em foco. Soluções que preservem os investimentos anteriores e os modelos de negócio do cliente.
O sucesso do consultor está ligado não ao seu trabalho, mas sim à sua diferenciação de mercado, pois ninguém aqui é o melhor em alguma coisa, portanto sempre haverá um concorrente mais barato ou mais qualificado que você para dar a consultoria que o cliente espera. Por que muitos colocaram ética como característica para o sucesso, e isso não é característica, é obrigação!

Capital Intelectual e o conhecimento técnico. O consultor tem também que exercitar a experiência no relacionamento com as pessoas. Procurar ser imparciais quando entramos nas empresas de nossos clientes e “know How” para poder comparar o comportamento empresarial e sugerir as correções prováveis e os ajustes necessários. Esse mix de conhecimento tácito nos negócios e de relacionamento humano é o que determina na maior parte das vezes o sucesso ou insucesso de um trabalho de consultoria.
Existem algumas regras a seguir: Saber ouvir sem pré-julgamentos as demandas do cliente, Estudar cada caso em profundidade, pontuando suas características negativas e positivas. Ao apresentar suas sugestões preparar-se para ouvir rejeições, pertinentes ou não, tentando antecipá-las como risco na defesa de suas sugestões para fundamentar suas idéias, com humildade para adaptá-las se for o caso. E, finalmente participar efetivamente da implantação para colocar suas idéias em julgamento.

Entender o nível em que o Cliente se encontra. Ser humilde para saber escutar qual a solicitação do Cliente, Não prometer soluções milagrosas e rápidas. Capacidade de escutar, observar, dialogar, enxergar, compreender. Empenho para estudar, conhecer, conferir, buscar soluções, rebuscar Conhecimento e experiência na área de atuação da consultoria, capacidade de aprimorar-se constantemente. Comprometimento para mais que planejar participar da implementação. Empatia com o cliente e Flexibilidade, pois num consultor é soberano.
Saber identificar a real necessidade do cliente para fazer entregas que efetivamente agreguem valor. Ter consciência que por mais experiente que seja, cada consultoria é única e sempre se aprenderá algo a mais. Saber esclarecer dúvidas. Preparar, apresentar e executar a melhor experiência para o cliente. Entender o que o cliente quer e transformar a teoria em aplicação prática, Visão de resultados, em fim, Saber vender!

Adaptar soluções e não insistir em modelos "perfeitos"; Network (rede de contatos atualizada e com elevada qualidade), Ser ético em todas as suas atitudes e suas relações. Relacionamento/Reputação, saber ouvir, treinar; Ter visão do todo, sistêmica, holística, 360 graus.
Ser prático na tomada de decisões e aplicação de soluções, analisar para diagnosticar bem o problema, levando-se em consideração a realidade, necessidade e capacidade de cada Cliente. Ter Percepção pela qual ele percebe os reais problemas de uma empresa e não apenas os que o cliente reclama. Liderar para garantir implementação das soluções recomendadas. Criatividade, Ponderação, Capacidade de articulação do ambiente emocional. Perfeito entendimento das necessidades da organização, Eficácia, pontualidade e disponibilidade. Capacidade de comunicação.

Capacidade diagnóstica, Multidisciplinaridade e Bom negociador. Capacidade de para desenvolver projeto e pessoas, e para isso absorver conhecimentos a níveis de excelência para que seja capaz de enriquecer mudanças que se propõe é indispensável. Ter visão de futuro, e as atualizações do conhecimento não bastam, é preciso desenvolver a si mesmo criando ferramentas que possam fazer a diferença.

“Dominar não é conhecer, obter não é entender e possuir não é aplicar”.

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