O empreendedor que começa seu negócio normalmente espera problemas, como os
entraves burocráticos e as dificuldades financeiras dos primeiros meses. Mas o
pequeno empresário corre outros riscos, muitas vezes não tão óbvios. As
situações a que o empreendedor deve estar especiamente atento. As principais
armadilhas apontadas por quem entende do assunto para manter o sucesso de um
pequeno negócio:
1) Contratar pessoas baratas, muitas vezes uma pessoa
qualificada para a vaga faz o trabalho de dois ou três funcionários. É preciso
identificar onde na empresa você precisa de pessoas-chave e investir nisso. Se
você pagar a média do mercado para contratar alguém que está desempregado, você
vai pegar os funcionários que as outras empresas não quiseram. A solução, para o
especialista, é pagar mais para tirar bons funcionários de outras
empresas.
2) Não reter funcionários e perder conhecimento humano. Esse
risco é unânime, uma das maiores dificuldades de qualquer empresa é reter bons
funcionários. Hoje em dia é muito difícil achar pessoas comprometidas. Alertar
também que o conhecimento na empresa não pode ficar ligado a uma pessoa ou a um
grupo de pessoas, para que o negócio não corra risco caso elas saiam. É preciso
evitar aquelas situações em que há tarefas que só um funcionario sabe fazer. As
empresas treinam pessoas, mas têm poucos mecanismos para reter o conhecimento
delas.
3) Não pagar funcionários e tributos dentro da legalidade, não
pagar os direitos trabalhistas ou tributos e outras obrigações em dia é um
empréstimo a longo prazo, já que quase inevitavelmente a empresa vai ter que
pagá-los posteriormente e em valor maior.
4) Não trocar fechaduras e
cadeados e checar estuque do teto para evitar assaltos. Quando o empresário
começa o negócio, alugando uma loja ou galpão, é preciso ficar atento à
segurança. então é preciso trocar fechaduras e cadeados das portas. Os
empresários examinem o estuque do teto, pois ladrões podem entrar retirando
telhas e roubar mercadorias e dinheiro.
5) Não respeitar a privacidade
do cliente. O empreendedor deve ter cuidado com as boas intenções: às vezes, ao
enviar cartões, presentes ou outras gentilezas à casa do cliente, pode causar
problemas a ele, já que a compra feita pode ser uma surpresa para alguém ou
mesmo um segredo.
6) Comprar para você, não para o cliente. O empresário
precisa pesquisar e conhecer o gosto do cliente e fazer as compras com
fornecedores de acordo com isso, e não com seu gosto pessoal.
7) Colocar
todos os ovos na mesma cesta. Uma situação frequente quando o empreendedor está
começando os negócios é depender muito de um único cliente ou fornecedor. A
situação deve ser evitada. É um risco muito grande.
8) Não calcular todos
os custos. Tanto antes de abrir o negócio, para preparar o imóvel, fazer
contratações e formar estoque, quanto depois, com a empresa funcionando, é muito
frequente que os empresários tenham problemas para estimar seus custos.
Normalmente, a pessoa tem uma ideia, mas depois se surpreende com todos os
gastos que precisam ser feitos. Resultado: margem de lucro menor e ainda mais
dificuldades para a pequena empresa.
9) Não se relacionar bem com
fornecedores, O fornecedor deve ser seu parceiro, ele vai te dar dicas de
tendências, de estoque etc. Você vai ter vantagens.
10) Usar boas
práticas sem adaptá-las à sua empresa. Um dos maiores erros do pequeno
empresário é pegar boas práticas que existem é achar que elas servem para todo
mundo. É preciso entender a lógica por trás da prática e adaptá-la à sua
empresa.
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