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DEZ MANDAMENTOS PARA FRACASSAR COMO GERENTE

Muitos gerentes da hotelaria têm vida profissional curta porque continuam insistindo na prática dos mandamentos que não levam ao sucesso, mas sim rapidamente ao fracasso. Para os profissionais que estão iniciando e os veteranos que pretendem mudar, mencionaremos esses mandamentos, os quais, se evitados, levarão qualquer gerente ao profissionalismo e, conseqüentemente, ao sucesso:


1) FALTA DE OBJETIVO DEFINIDO: O objetivo de muitos gerentes do hotelaria é ganhar dinheiro a curto prazo. Por isso, não chegam ao sucesso, pois ganhar dinheiro é conseqüência de um objetivo bem definido (construir uma boa carteira de clientes satisfeitos e fieis; ser o melhor gerente da região/empresa; crescer profissionalmente etc.).

2) FALTA DE PLANEJAMENTO: Muitos gerentes do hotelaria trabalham bastante e produzem pouco, fazendo com que as 24 h do dia fiquem curtas, exatamente por falta de planejamento. Com isso, andam em círculo, sem fidelização dos clientes e fazendo sempre a mesma coisa, deixando de prospectar novos clientes/mercados, além de não executarem outras atividades importantes do processo da estância dos clientes. (pesquisar satisfação pós check out, por exemplo).

3) FALTA DE CONHECIMENTO DO MERCADO: Como muitos gerentes do hotelaria não gostam de atualizar conhecimentos  (e ainda alegam que é por falta de tempo), a quantidade de profissionais que conhecem o mercado  é baixa. Quem conhece pouco não tem segurança para falar com convicção sobre a demanda ou oferta do mercado, e não pode ser eficiente em “vender” o seu empreendimento.

4) FALTA DE AUTOCONFIANÇA: Se o gerente não confia em si próprio, como pode confiar na sua empresa/produto/preço? Será que pode transmitir confiança e também conquistar a confiança do cliente? Lembramos que a primeira coisa que o cliente compra é a confiança no gerente.

5) FALTA DE INICIATIVA: Muitos gerentes do hotelaria são reativos e ficam na dependência das instruções de seus superiores, sobre o que fazer e como fazer. No mundo moderno ser ativo já não é mais vantagem, pois o diferencial está na pro-atividade, nos profissionais que agem por antecipação.

6) FALTA DE PERSISTÊNCIA: Na atividade de hotelaria, lida-se com todo tipo de cliente, do mais simples ao mais complicado. Por isso, o gerente se depara com obstáculos todos os dias, os quais só serão vencidos pelos profissionais persistentes.

7) FALTA DE MOTIVAÇÃO E ENTIUSIASMO: Exatamente pelas dificuldades do dia a dia no mundo da hotelaria, muitos profissionais perdem a motivação e o entusiasmo com facilidade. Como são dois combustíveis essenciais para o atendimento aos cliente, só têm sucesso os gerentes da hotelaria que estão sempre em busca de motivos para agir e que irradiam energia positiva aos seus clientes através do entusiasmo.

8) CULPAR OS OUTROS PELO FRACASSO: O gerente que tem baixo desempenho geralmente atribui o seu fracasso a outros fatores, tais como: mercado, concorrência, liderança, clientes exigentes, crises, preço etc. Para que se tenha sucesso em hotelaria, é fundamental a auto-avaliação para eliminar fraquezas e aumentar fortalezas, pois reclamação não leva a lugar algum.

9) TER MEDO DO “NÃO” DO CLIENTE: Esse é o grande problema de muitos gerentes do hotelaria, o que não acontece com o verdadeiro profissional de hotelaria, que faz do “não” o início do processo vitorioso da atenção ao cliente. As vezes onde inicia-se o sucesso para os gerentes do hotelaria profissionais, radica na palavra “NÃO”.


10) TER MEDO DO CONCORRENTE: Concorrente não mata ninguém, apenas é cruel com os gerentes do hotelaria que não estão preparados para atuarem no mercado competitivo. O bom concorrente serve de espelho para o gerente que almeja o sucesso. Em vez de ter medo ou querer denegri-lo, é mais aconselhável observar o que ele faz de bom para superá-lo. 


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