Muitos gerentes da hotelaria têm vida
profissional curta porque continuam insistindo na prática dos mandamentos que
não levam ao sucesso, mas sim rapidamente ao fracasso. Para os profissionais
que estão iniciando e os veteranos que pretendem mudar, mencionaremos esses
mandamentos, os quais, se evitados, levarão qualquer gerente ao
profissionalismo e, conseqüentemente, ao sucesso:
1) FALTA DE OBJETIVO DEFINIDO: O
objetivo de muitos gerentes do hotelaria é ganhar dinheiro a curto prazo. Por
isso, não chegam ao sucesso, pois ganhar dinheiro é conseqüência de um objetivo
bem definido (construir uma boa carteira de clientes satisfeitos e fieis; ser o
melhor gerente da região/empresa; crescer profissionalmente etc.).
2) FALTA DE PLANEJAMENTO: Muitos gerentes
do hotelaria trabalham bastante e produzem pouco, fazendo com que as 24 h do
dia fiquem curtas, exatamente por falta de planejamento. Com isso, andam em
círculo, sem fidelização dos clientes e fazendo sempre a mesma coisa, deixando
de prospectar novos clientes/mercados, além de não executarem outras atividades
importantes do processo da estância dos clientes. (pesquisar satisfação pós check
out, por exemplo).
3) FALTA DE CONHECIMENTO DO MERCADO:
Como muitos gerentes do hotelaria não gostam de atualizar conhecimentos (e ainda alegam que é por falta de tempo), a
quantidade de profissionais que conhecem o mercado é baixa. Quem conhece pouco não tem segurança
para falar com convicção sobre a demanda ou oferta do mercado, e não pode ser eficiente em “vender” o
seu empreendimento.
4) FALTA DE AUTOCONFIANÇA: Se o gerente
não confia em si próprio, como pode confiar na sua empresa/produto/preço? Será
que pode transmitir confiança e também conquistar a confiança do cliente?
Lembramos que a primeira coisa que o cliente compra é a confiança no gerente.
5) FALTA DE INICIATIVA: Muitos gerentes
do hotelaria são reativos e ficam na dependência das instruções de seus superiores,
sobre o que fazer e como fazer. No mundo moderno ser ativo já não é mais
vantagem, pois o diferencial está na pro-atividade, nos profissionais que agem
por antecipação.
6) FALTA DE PERSISTÊNCIA: Na atividade de hotelaria, lida-se com todo tipo de cliente, do mais simples ao mais complicado. Por isso, o gerente se depara com obstáculos todos os dias, os quais só serão vencidos pelos profissionais persistentes.
7) FALTA DE MOTIVAÇÃO E ENTIUSIASMO:
Exatamente pelas dificuldades do dia a dia no mundo da hotelaria, muitos
profissionais perdem a motivação e o entusiasmo com facilidade. Como são dois
combustíveis essenciais para o atendimento aos cliente, só têm sucesso os gerentes
da hotelaria que estão sempre em busca de motivos para agir e que irradiam
energia positiva aos seus clientes através do entusiasmo.
8) CULPAR OS OUTROS PELO FRACASSO: O gerente que tem baixo desempenho geralmente atribui o seu fracasso a outros fatores, tais como: mercado, concorrência, liderança, clientes exigentes, crises, preço etc. Para que se tenha sucesso em hotelaria, é fundamental a auto-avaliação para eliminar fraquezas e aumentar fortalezas, pois reclamação não leva a lugar algum.
9) TER MEDO DO “NÃO” DO CLIENTE: Esse é
o grande problema de muitos gerentes do hotelaria, o que não acontece com o
verdadeiro profissional de hotelaria, que faz do “não” o início do processo
vitorioso da atenção ao cliente. As vezes onde inicia-se o sucesso para os gerentes
do hotelaria profissionais, radica na palavra “NÃO”.
10) TER MEDO DO CONCORRENTE: Concorrente
não mata ninguém, apenas é cruel com os gerentes do hotelaria que não estão
preparados para atuarem no mercado competitivo. O bom concorrente serve de
espelho para o gerente que almeja o sucesso. Em vez de ter medo ou querer
denegri-lo, é mais aconselhável observar o que ele faz de bom para superá-lo.
No hay comentarios:
Publicar un comentario
Hola!, por favor si tiene un número de mensajería instantánea como whatsapp o telegram, dígamelo y entraré en contacto, para mejor atención directa, Gracias!! un Saludo
Hello!, I will get in touch, please if you have whatsapp or telegram, let me know for better direct attention, Thanks!
Oi!, entrarei em contato, por gentileza me diz, se você tiver whatsapp ou telegram, para melhor atenção direta, Obrigado! Saudaçaões.