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DICAS PARA LIDAR COM A DESMOTIVAÇÃO NO TRABALHO, ERROS DA CHEFÍA

DICAS PARA LIDAR COM A DESMOTIVAÇÃO NO TRABALHO
O sucesso no trabalho em uma empresa normalmente é motivo de celebração. Neste período também é comum que os profissionais se sintam motivados. Mas, passado algum tempo, as tarefas podem se tornar tediosas, o trabalho cai na rotina e entra em cena o fantasma da desmotivação. Em geral, a desmotivação surge quando as necessidades ou objetivos do profissional não estão sendo satisfeitos.

Para alguns, as necessidades são básicas como pagar a comida e o aluguel. Assim, estarão mais preocupados com a remuneração e com o emprego, mantendo o desempenho e a motivação necessária para isso. Os que já atingiram o patamar das necessidades básicas vão querer um trabalho que traga satisfação pessoal. Algo que realmente gostam de fazer.

Detalhes que afetam a produtividade no trabalho. Acomodação ou desmotivação Muitos colaboradores não buscam fazer um trabalho diferenciado e criam um ciclo vicioso na relação acomodação e desmotivação.

SINTOMAS
O primeiro sintoma de desmotivação é a falta de comprometimento com prazos, horários, participação em reuniões, silêncio e ausência de idéias. O profissional desmotivado se torna apático, sem entusiasmo. Passa a adotar um comportamento de intrigas, pois as energias não estão voltadas para a realização das tarefas que precisam ser executadas. Nessa situação, a energia é dirigida para o lado negativo de tudo que vê.

Os profissionais desmotivados devem ficar atentos, pois passam a entregar o trabalho sem qualidade, começam a receber avaliações negativas e podem comprometer seriamente sua carreira. Há casos em que as atitudes do chefe também podem gerar desmotivação. Algumas pessoas não estão preparadas para liderar: dão ordens excessivas, elevam o tom de voz, não assumem os erros cometidos pela equipe e tem medo de tomar decisões. Isso reflete no trabalho dos subordinados que perdem a motivação pelo trabalho. O bom líder é aquele que sabe gerar o estímulo correto para que os subordinados tenham motivação. Mas o seu chefe não pode fazer com que você se sinta motivado. Essa responsabilidade é do profissional.


MANTENHA-SE MOTIVADO
- Esteja sempre disposto a encarar desafios;
- Se envolva nos objetivos da empresa;
- Estabeleça uma boa comunicação com a equipe;
- Seja proativo nas ações para eliminação dos problemas.
- Foque sempre na solução e não no problema.
  
HORA DE SAIR
Se a situação permanecer insustentável mesmo depois de tentar recuperar a motivação, talvez seja mesmo o momento de pensar em mudar de emprego. Tente fazê-lo pela porta da frente antes que seu desempenho despenque a um nível abissal.

É melhor sair como um excelente profissional, sem deixar cair o desempenho nem ter a imagem desgastada, porque Vivemos muito da imagem que construímos, e um momento de baixa pode implicar um descarrilamento irreversível na carreira.

DEMITA OS DESMOTIVADOS
Muita gente diz que funcionário tem de vestir a camisa da empresa. Aqui, todos são motivados, do diretor ao ajudante do almoxarifado. Acho extremamente desgastante ficar tentando motivar quem não está interessado em ser motivado. Concentro esforços para encontrar os felizes e deixo os outros para a concorrência.

Estou sempre me perguntando quem deve continuar comigo nos próximos cinco anos. Não adianta querer enxergar muito, além disso, pois as pessoas mudam. As que são ideais hoje nem sempre serão amanhã. Também faço questão que me admirem e respeitem. O funcionário não precisa gostar de mim e isso é bom, pois assim também não preciso gostar dele. Quero uma equipe com discordâncias e sentimentos. Quero gente de verdade esse é um dos principais ingredientes da receita para empreender.


ATITUDES EFICAZES PARA EQUIPE DE TRABALHO DESMOTIVADA
Sua equipe de trabalho anda produzindo pouco e cada dia mais desmotivada?
O ambiente de trabalho está pesado?
Se você é um bom líder, sabe que precisa mudar esse quadro, pois, se tudo continuar como está, a tendência é piorar. Então, é hora de agir e motivar a sua equipe!

SEJA CLARO E DIRETO
O primeiro passo é conversar com toda a sua equipe. Mostre os resultados (seja através de números, gráficos ou planilhas) e explique como a produtividade da empresa anda diminuindo.

Melhor ainda é chamar um por um de sua equipe e conversar de forma humilde, mas direta. Assim, você vai perceber quais são os membros de sua equipe que estão mais desmotivados e o motivo disso. Além disso, algum deles pode acabar lhe dando uma boa idéia para resolver o problema da equipe. Já pensou nisso?

RECOMPENSE OS BONS FUNCIONÁRIOS
Em muitas organizações, os funcionários ficam desmotivados por saberem que não vão receber nenhuma recompensa pelo seu esforço. Então, para motivar a sua equipe, o ideal talvez seja oferecer um bônus a seus funcionários, de acordo com o desempenho de cada um. Assim, cada pessoa pode se sentir mais animado para trabalhar e se superar. E a equipe inteira sai ganhando!.

Sua equipe pode estar desmotivada porque os funcionários acreditam que não serão recompensados por bom trabalho. Neste cenário, é indiferente para o empregado apresentar, ou não, um bom desempenho. Isto é péssimo para sua empresa, porque inibe a inovação e o esforço da equipe de conseguir resultados excepcionais.

Uma forma de resolver essa situação é recompensar sempre o trabalho que seja acima da média. Bônus ao alcançar certas metas, dias de folga ou até mesmo prêmios, são maneiras de gratificar os funcionários. Outra recompensa, bastante subestimada nas empresas, é um simples elogio público para um colaborador.

Algumas vezes a equipe pode estar desmotivada, porque não recebe um reconhecimento eficiente do bom trabalho que cada um desempenha. Sempre premie o trabalho que for acima da média. A falta de comunicação ou a comunicação feita de maneira ineficiente também podem frustrar seus colaboradores, que não entendem com clareza o que precisam fazer e seu papel nos objetivos da empresa. Sempre comunique-se de forma clara.

Para motivar a sua equipe, é preciso que você, como líder, tenha paciência, saiba observar as pessoas para estimular seus funcionários e mudar a situação da sua equipe. Motivação é essencial dentro de qualquer organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

COMUNICAÇÃO É ESSENCIAL
Sempre converse com a sua equipe e vá observando se existem “panelinhas” que criam situações desconfortáveis dentro da organização. Se você puder, desfaça os grupos, monte sub-equipes em times diferentes, para desfazer as “ilhas” e fazer todo mundo interagir melhor. Se o caso for mais grave, e de repente existirem fofocas e coisas mais pesadas sendo feitas, então pode ser necessário intervir de uma forma mais dura.

Descobrir quem está causando os desentendimentos na empresa, nesse caso, é algo que pode ajudar a encerrar a fonte dos problemas. Você pode fazer isso através de uma confrontação direta, ou negociações.
Não precisa ser necessariamente agressivo… Mas sim direto, claro e objetivo. Demonstre suas expectativas como líder sobre o que é um comportamento aceitável para um colaborador, e convide-o para sair da equipe, caso o colaborador “problemático” não esteja de acordo com os termos do grupo. E, se for necessária uma atitude mais enérgica, demita!. É melhor ter um a menos do que uma equipe inteira envenenada e desmotivada.

A causa da falta de motivação da equipe pode estar na falta de clareza sobre o trabalho que deve ser desenvolvido. Se as pessoas não sabem exatamente o que devem fazer no dia a dia e qual é a função do seu trabalho para os objetivos globais da empresa elas tendem a ficar extremamente frustradas.

O ideal é ser sempre o mais claro possível e se comunicar constantemente com seus colaboradores. Use os mecanismos de comunicação interna (como memorandos, e-mails e mensagens eletrônicas), mas encontre sempre tempo para uma conversa olho no olho. Procure ouvir ativamente e entender quais são as dificuldades e insatisfações dos seus funcionários. E, o mais importante, apresente soluções para as demandas que forem reportadas.

TIRE TODOS DA ZONA DE CONFORTO
A rotina de uma empresa, se mantida por muito tempo, coloca as pessoas no piloto automático. Isso deixa os seus funcionários parecendo robôs e a produtividade não aumenta. Para acabar com o marasmo, seja criativo: faça uma comemoração em um final de semana, tire fotos e se aproxime mais de sua equipe.

Montar uma boa equipe é muito mais do que reunir funcionários competentes e com bons currículos. Você precisa dar estrutura de trabalho e guiá-los para apresentar bons resultados para a empresa. Tem suas mãos um time desmotivado, acomodado no trabalho e que não busca a inovação?

CAPACITE OS FUNCIONÁRIOS
Uma excelente maneira de motivar sua equipe é apresentando conhecimentos, técnicas e idéias que sejam diferentes das aplicadas no dia a dia. A capacitação é muito eficiente porque traz para sua empresa novos ares e metodologias diferentes das que seus funcionários estão acostumados.

Os treinamentos podem ser internos, trazendo um professor para dentro da sua empresa, ou externos, quando você envia um ou mais membros da sua equipe para um curso em outra instituição. Seja qual for o método escolhido, estimule os funcionários a utilizar, no dia a dia, o que foi aprendido, este procedimento melhorará os processos de trabalho.

ENVOLVA A EQUIPE NA TOMADA DE DECISÕES
Quando sua equipe é envolvida no processo de tomada de decisões você aumenta a responsabilidade, estimulando um papel mais ativo de cada um. Apresente cenários completos para os funcionários e busque saber o que cada um entende do projeto como um todo. Com isso você cria um ambiente de gestão participativa, onde a equipe possui parte do poder de decisão. Porém, lembre-se: gestão participativa não é o mesmo que congestão. A responsabilidade final sobre cada uma das decisões sempre vai recair no gerente de projetos.

Você está realmente preparado para fazer sua equipe ter um salto de produtividade, foco e eficácia? Aprenda como motivar uma equipe, e sua carreira como líder está segura. Não se esqueça disso! Seu sucesso e multiplicar o seu próprio talento como um verdadeiro gestor de equipes.


UMA FOFOCA PODE CAUSAR ARRANHÕES  NA IMAGEM PROFISSIONAL DE ALGUÉM.
Mas é possível, sim, tomar algumas medidas para tentar reverter a situação. Antes de saber quais atitudes são essas, lembre-se que a melhor maneira de não cair na armadilha da boataria corporativa é justamente não fomentá-la. Em uma empresa, nunca se sabe até onde determinada informação pode chegar ou se foi distorcida. Por isso, não repasse boatos.

Seja racional: mantenha o autocontrole e busque aliados, ou seja, pessoas que possam o ajudar a combater a fofoca. Nunca tome uma decisão a partir de uma fofoca. Se o fizer, estará agindo de forma errada. Tudo o que a pessoa que inventou o boato quer é desestabilizar o alvo. Quem cai no jogo está perdido.

Junte-se ao inimigo, uma estratégia inteligente é, em vez de partir para o confronto, se aliar ao inimigo. Descubra quem é o fofoqueiro e faça o contrário do que ele imagina. Tente se aproximar, com isso você o acompanhará de perto. O efeito surpresa nesse caso pode ser uma importante arma a seu favor.

É comum, ao ingressar em um novo trabalho, precisar de um tempo para se adequar e conquistar resultados. Porém, quando esse tempo se estende além do habitual, pode indicar incompetência para desenvolver o trabalho ou falta de interesse para aprender as novas funções. Os dois fatores são extremamente prejudiciais ao empregado.

Peça apoio à chefia: busque o aval e o apoio dos chefes, conforme as circunstâncias, só isso já será suficiente para abafar o caso e gerar a credibilidade necessária à vítima. Esclareça publicamente, juntar a equipe e tentar esclarecer as coisas é uma forma de contornar a situação. Mas quando há comprometimento do desempenho ou o emprego da pessoa entra em jogo, o melhor é pedir uma investigação interna, envolvendo chefia e profissionais de RH que possam mediar e analisar de fora a questão. Dependendo da gravidade do caso, uma acareação também pode ser uma saída, pois colocar a vítima frente ao fofoqueiro ajuda a eliminar qualquer nova possibilidade de invenções.

 Mostre (ainda mais) competência, o mais eficaz "cala a boca" em se tratando de fofoca é demonstrar um desempenho de qualidade e com conseqüências positivas para a empresa. O sucesso percebido por todos deve silenciar os maledicentes. O esforço do profissional deve ser redobrado. Além do trabalho, é preciso avaliar quais aspectos da sua imagem foram mais prejudicados e trabalhá-los.



QUANDO OS FUNCIONÁRIOS NÃO RESPEITAM O CHEFE, O ERRO É DELE
Não ser claro e objetivo ao definir procedimentos são um dos principais erros dos chefes. Se as determinações do chefe não são cumpridas, em geral, a culpa é dele mesmo. O diagnóstico é simples: despreparo para liderar uma equipe, mas o problema tem cura.

O potencial de liderança precisa ser aprimorado continuamente, com especial atenção para a sua principal ferramenta, que é a comunicação. O líder precisa saber falar e ouvir. Diversos erros cometidos pelos gestores estão relacionados à habilidade de transmitir mensagens claras, objetivas e coerentes aos subordinados. Mas ainda há outros, que podem ser facilmente corrigidos.

NÃO DAR O EXEMPLO
Os funcionários tendem a não seguir as recomendações do chefe quando não sentem confiança nele. Esse descrédito pode estar relacionado à percepção de que o gestor não pratica aquilo que defende. Essa conduta cria um clima de insegurança. E, pior, quem age assim corre o risco de perder vários talentos para o mercado, pois um dos principais motivos de pedidos de demissão é a falta de confiança nos gestores. Assim, se deseja que seus funcionários cheguem sempre no horário, por exemplo, você não pode se atrasar.
  


NÃO SABER OUVIR
Se suas orientações não estão sendo acolhidas, provavelmente você não está ouvindo seus funcionários. Chamá-los para dar recomendações ou exigir aprimoramento do desempenho e dos resultados é válido. Mas, se nessas ocasiões não for possível permitir que as pessoas dem suas opiniões e expressem suas vontades, crie outras em que elas possam contribuir.

O gestor que ouve valida o diferencial de competência que cada um traz consegue para o trabalho. O feedback freqüente promove um ambiente de trabalho saudável e enriquecedor. Isso conta muito para o engajamento da equipe, explica Mara. Se a empresa não tiver um programa de feedback regular e formal, promova encontros informais. Ouça seus funcionários, nem que seja durante um almoço ou café. As pessoas se sentem valorizadas e o gestor consegue conhecer melhor o perfil de cada um. Ocupar um cargo de chefia é sinônimo de mais responsabilidades e atitudes mais equilibradas. Saiba se você reúne as características que uma posição de liderança exige.

NÃO OFERECER DESAFIOS À EQUIPE
Para motivar funcionários, o gestor deve desafiá-los continuamente, envolvendo-os em novos projetos, por exemplo. Criar um ambiente de aprendizagem ajuda. Não estabelecer metas para a equipe e para cada um dos subordinados é outro problema que leva à falta de engajamento. A desmotivação também acontece por falta de referencial. Todos precisam compreender o que a empresa espera. O pior tipo de gestor é aquele que não atua com a equipe, está sempre ausente e só aparece para criticar os resultados.

DESAFIAR DEMAIS
Outra situação comum é a sobrecarga de trabalho, quando as metas e agendas propostas são impossíveis de serem cumpridas. A equipe fica extremamente desmotivada quando percebe que o que está sendo exigido não pode ser feito e quando não há espaço para propor mudanças.

USAR SEMPRE O MESMO CANAL DE COMUNICAÇÃO
De acordo com a programação neurolinguística (metodologia que busca o aprimoramento da comunicação e desenvolvimento humano) existem pessoas que têm mais capacidade de ouvir, outras que respondem mais aos estímulos visuais e as cinestésicas, que precisam do toque para assimilar uma informação. Na dúvida, use todos os recursos possíveis para se comunicar com seus subordinados.

Além de falar, recorra a elementos gráficos e tente mostrar como aplicar a teoria, colocando a mão na massa. Pense em dinâmicas criativas, capazes de sensibilizar as pessoas. Às vezes, propor uma atividade prática de alguns minutos traz mais resultados do que falar durante horas. É preciso levar em conta que, na equipe, as pessoas vão reagir de maneiras diferentes diante de um mesmo estímulo. O gestor tem de conhecer bem seus funcionários para identificar o que funciona melhor para cada um.

NÃO SER CLARO E OBJETIVO AO DEFINIR REGRAS E PROCEDIMENTOS
Para poder cobrar resultados de seus subordinados, o gestor precisa ser objetivo, apresentar regras claras e, se possível, indicadores de desempenho. O primeiro passo é mostrar a importância da norma ou pacto estabelecido, o impacto que isso gera na equipe e na empresa. O segundo é deixar claros os limites entre o que é negociável e o que não é. O gestor precisa deixar isso claro, logo no início.

NÃO CONFIAR EM SI MESMO
O chefe inseguro tem dificuldade de impor limites. Ele acha que, se disser 'não' à equipe será impossível manter um bom relacionamento com ela. Mas, às vezes, a liderança é solitária, há de fazer o que tem de ser feito, independentemente da aprovação dos outros. Aliás, se o líder tem necessidade da aprovação de seus subordinados, isso é um grave problema.


O líder que inspira a socialização e o coleguismo é importante, desde que não atrapalhem a eficiência. Um bom começo, para mudar essa realidade, é investir no autoconhecimento. O gestor que se conhece usa o que tem de melhor e, assim, consegue mostrar sua autoridade, não só pelo comando, mas pelo bom exemplo, que é uma estratégia muito mais poderosa de convencimento.


miércoles

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jueves

DICAS PARA LIDAR COM A DESMOTIVAÇÃO NO TRABALHO

O sucesso no trabalho em uma empresa normalmente é motivo de celebração. Neste período também é comum que os profissionais se sintam motivados. Mas, passado algum tempo, as tarefas podem se tornar tediosas, o trabalho cai na rotina e entra em cena o fantasma da desmotivação. Em geral, a desmotivação surge quando as necessidades ou objetivos do profissional não estão sendo satisfeitos.

Para alguns, as necessidades são básicas como pagar a comida e o aluguel. Assim, estarão mais preocupados com a remuneração e com o emprego, mantendo o desempenho e a motivação necessária para isso. Os que já atingiram o patamar das necessidades básicas vão querer um trabalho que traga satisfação pessoal. Algo que realmente gostam de fazer.

Acomodação ou desmotivação - Muitos colaboradores não buscam fazer um trabalho diferenciado e criam um ciclo vicioso na relação acomodação e desmotivação. que afetam a produtividade no trabalho


SINTOMAS
O primeiro sintoma de desmotivação é a falta de comprometimento com prazos, horários, participação em reuniões, silêncio e ausência de ideias. O profissional desmotivado se torna apático, sem entusiasmo. Passa a adotar um comportamento de intrigas, pois as energias não estão voltadas para a realização das tarefas que precisam ser executadas. Nessa situação, a energia é dirigida para o lado negativo de tudo que vê.

Os profissionais desmotivados devem ficar atentos, pois passam a entregar o trabalho sem qualidade, começam a receber avaliações negativas e podem comprometer seriamente sua carreira. Há casos em que as atitudes do chefe também podem gerar desmotivação. "Algumas pessoas não estão preparadas para liderar: dão ordens excessivas, elevam o tom de voz, não assumem os erros cometidos pela equipe e tem medo de tomar decisões. Isso reflete no trabalho dos subordinados que perdem a motivação pelo trabalho.

O bom líder é aquele que sabe gerar o estímulo correto para que os subordinados tenham motivação. Mas o seu chefe não pode fazer com que você se sinta motivado. Essa responsabilidade é do profissional.

MANTENHA-SE MOTIVADO
- Esteja sempre disposto a encarar desafios;
- Se envolva nos objetivos da empresa;
- Estabeleça uma boa comunicação com a equipe;
- Seja proativo nas ações para eliminação dos problemas.
- Foque sempre na solução e não no problema.

HORA DE SAIR
Se a situação permanecer insustentável mesmo depois de tentar recuperar a motivação, talvez seja mesmo o momento de pensar em mudar de emprego. Tente fazê-lo pela porta da frente antes que seu desempenho despenque a um nível abissal.

É melhor sair como um excelente profissional, sem deixar cair a performance nem ter a imagem desgastada,  porque Vivemos muito da imagem que construímos, e um momento de baixa pode implicar um descarrilamento irreversível na carreira.

DEMITA OS DESMOTIVADOS
Muita gente diz que funcionário tem de vestir a camisa da empresa. Aqui, todos são motivados, do diretor ao ajudante do almoxarifado. Acho extremamente desgastante ficar tentando motivar quem não está interessado em ser motivado. Concentro esforços para encontrar os felizes e deixo os outros para a concorrência.

Estou sempre me perguntando quem deve continuar comigo nos próximos cinco anos. Não adianta querer enxergar muito, além disso, pois as pessoas mudam. As que são ideais hoje nem sempre serão amanhã. Também faço questão que me admirem e respeitem. O funcionário não precisa gostar de mim e isso é bom, pois assim também não preciso gostar dele. Quero uma equipe com discordâncias e sentimentos. Quero gente de verdade esse é um dos principais ingredientes da receita para empreender.



ATITUDES EFICAZES PARA EQUIPE DE TRABALHO DESMOTIVADA
Sua equipe de trabalho anda produzindo pouco e cada dia mais desmotivada?
O ambiente de trabalho está pesado?

Se você é um bom líder, sabe que precisa mudar esse quadro, pois, se tudo continuar como está, a tendência é piorar. Então, é hora de agir e motivar a sua equipe!

1) Seja claro e direto
O primeiro passo é conversar com toda a sua equipe. Mostre os resultados (seja através de números, gráficos ou planilhas) e explique como a produtividade da empresa anda diminuindo.
Melhor ainda é chamar um por um de sua equipe e conversar de forma humilde, mas direta. Assim, você vai perceber quais são os membros de sua equipe que estão mais desmotivados e o motivo disso. Além disso, algum deles pode acabar lhe dando uma boa idéia para resolver o problema da equipe. Já pensou nisso?

2) Recompense os bons funcionários
Em muitas organizações, os funcionários ficam desmotivados por saberem que não vão receber nenhuma recompensa pelo seu esforço. Então, para motivar a sua equipe, o ideal talvez seja oferecer um bônus a seus funcionários, de acordo com o desempenho de cada um. Assim, cada pessoa pode se sentir mais animado para trabalhar e se superar. E a equipe inteira sai ganhando!.

Sua equipe pode estar desmotivada porque os funcionários acreditam que não serão recompensados por bom trabalho. Neste cenário, é indiferente para o empregado apresentar, ou não, um bom desempenho. Isto é péssimo para sua empresa, porque inibe a inovação e o esforço da equipe de conseguir resultados excepcionais.

Uma forma de resolver essa situação é recompensar sempre o trabalho que seja acima da média. Bônus ao alcançar certas metas, dias de folga ou até mesmo prêmios, são maneiras de gratificar os funcionários. Outra recompensa, bastante subestimada nas empresas, é um simples elogio público para um colaborador.

Algumas vezes a equipe pode estar desmotivada, porque não recebe um reconhecimento eficiente do bom trabalho que cada um desempenha. Sempre premie o trabalho que for acima da média. A falta de comunicação ou a comunicação feita de maneira ineficiente também podem frustrar seus colaboradores, que não entendem com clareza o que precisam fazer e seu papel nos objetivos da empresa. Sempre comunique-se de forma clara.

Para motivar a sua equipe, é preciso que você, como líder, tenha paciência, saiba observar as pessoas para estimular seus funcionários e mudar a situação da sua equipe. Motivação é essencial dentro de qualquer organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

3) Comunicação é essencial
Sempre converse com a sua equipe e vá observando se existem “panelinhas” que criam situações desconfortáveis dentro da organização. Se você puder, desfaça os grupos, monte sub-equipes em times diferentes, para desfazer as “ilhas” e fazer todo mundo interagir melhor. Se o caso for mais grave, e de repente existirem fofocas e coisas mais pesadas sendo feitas, então pode ser necessário intervir de uma forma mais dura.

Descobrir quem está causando os desentendimentos na empresa, nesse caso, é algo que pode ajudar a encerrar a fonte dos problemas. Você pode fazer isso através de uma confrontação direta, ou negociações.
Não precisa ser necessariamente agressivo… Mas sim direto, claro e objetivo. 

Demonstre suas expectativas como líder sobre o que é um comportamento aceitável para um colaborador, e convide-o para sair da equipe, caso o colaborador “problemático” não esteja de acordo com os termos do grupo. E, se for necessária uma atitude mais enérgica, demita!. É melhor ter um a menos do que uma equipe inteira envenenada e desmotivada.

A causa da falta de motivação da equipe pode estar na falta de clareza sobre o trabalho que deve ser desenvolvido. Se as pessoas não sabem exatamente o que devem fazer no dia a dia e qual é a função do seu trabalho para os objetivos globais da empresa elas tendem a ficar extremamente frustradas.

O ideal é ser sempre o mais claro possível e se comunicar constantemente com seus colaboradores. Use os mecanismos de comunicação interna (como memorandos, e-mails e mensagens eletrônicas), mas encontre sempre tempo para uma conversa olho no olho. Procure ouvir ativamente e entender quais são as dificuldades e insatisfações dos seus funcionários. E, o mais importante, apresente soluções para as demandas que forem reportadas.

4) Tire todos da zona de conforto
A rotina de uma empresa, se mantida por muito tempo, coloca as pessoas no piloto automático. Isso deixa os seus funcionários parecendo robôs e a produtividade não aumenta. Para acabar com o marasmo, seja criativo: faça uma comemoração em um final de semana, tire fotos e se aproxime mais de sua equipe.
Montar uma boa equipe é muito mais do que reunir funcionários competentes e com bons currículos. Você precisa dar estrutura de trabalho e guiá-los para apresentar bons resultados para a empresa. Tem suas mãos um time desmotivado, acomodado no trabalho e que não busca a inovação?

5) Capacite os funcionários
Uma excelente maneira de motivar sua equipe é apresentando conhecimentos, técnicas e idéias que sejam diferentes das aplicadas no dia a dia. A capacitação é muito eficiente porque traz para sua empresa novos ares e metodologias diferentes das que seus funcionários estão acostumados.

Os treinamentos podem ser internos, trazendo um professor para dentro da sua empresa, ou externos, quando você envia um ou mais membros da sua equipe para um curso em outra instituição. Seja qual for o método escolhido, estimule os funcionários a utilizar, no dia a dia, o que foi aprendido, este procedimento melhorará os processos de trabalho.

6) Envolva a equipe na tomada de decisões
Quando sua equipe é envolvida no processo de tomada de decisões você aumenta a responsabilidade, estimulando um papel mais ativo de cada um. Apresente cenários completos para os funcionários e busque saber o que cada um entende do projeto como um todo. Com isso você cria um ambiente de gestão participativa, onde a equipe possui parte do poder de decisão.

Porém, lembre-se: gestão participativa não é o mesmo que congestão. A responsabilidade final sobre cada uma das decisões sempre vai recair no gerente de projetos.


Você está realmente preparado para fazer sua equipe ter um salto de produtividade, foco e eficácia? Aprenda como motivar uma equipe, e sua carreira como líder está segura. Não se esqueça disso! Seu sucesso e multiplicar o seu próprio talento como um verdadeiro gestor de equipes.

martes

VALORES SOCIALES Y CORRUPCIÓN

En Brasil está entrando una fuerte corriente anti gubernamental, se enlaza con trazos del pasado de la época dictatorial y la desilusión de las nuevas generaciones que nacen, conviven y se convierten en pasto de la gran hoguera de la corrupción. No se puede decir que esta corrupción es una abuela jubilada que todavía está latente en la sociedad, (según palabras de la presidente Dilma Yussef).

Para alcanzar cotas de credibilidad y aceptación por parte de los brasileños para con todos los errores de lideranza, empresarios encunados en grandes esferas políticas, hay que dar prioridad a soluciones tangibles, demostrando que realmente se está llevando los plazos de os planes trazados, La presidenta se esta jugando su puesto y su carisma por culpa de varios sectores de la clase alta y media. Y estos solo harán con la presidenta lo que Pilatos hizo hace años.


Con riesgo de tener la presión dentro de la Cámara de los Diputados y el congreso hirviendo por acallar a un pueblo que esta dolorosamente cansado de ser manipulado y llevado por rutas erróneas, Dilma Yussef debería dar un golpe de efecto más concreto y más efectivo que el de recordar que ella fue víctima de la Dictadura, y más aun delante de esta generación nacida entre los años 80 y 90 que son el baluarte de los nuevos brasileños que deberán prestar cuentas en los próximos años, si es que se puede mantener el estatus de conformismo y confortabilidad.


Inyectar valores sociales y medio ambiental, pasa por una re-educación enfocada a que estas personas sepan que la política no es mantener la corrupción a raya y si fortalecer los valores sociales de la población. 


viernes

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

A GUÍA GESTIÓN está orientada para gerir seus negócios com base nos princípios da Responsabilidade Social, de forma a gerar resultados sustentáveis ao longo do tempo. Para o aprofundamento das práticas de Responsabilidade Social, a GUÍA GESTIÓN estabeleceu as seguintes premissas para a gestão de seus negócios:


ü  Estimular o monitoramento e cumprimento dos valores e princípios do Código de Ética no ambiente interno e fomentar a replicação deles em toda a cadeia produtiva dos parceiros externos;

ü  Fortalecer a incorporação das variáveis sociais e ambientais atreladas às declarações de princípios da Organização Internacional do Trabalho, aos Princípios do Pacto Global e às Metas de Desenvolvimento do Milênio, intensificando o trato das críticas e sugestões advindas das partes que se relacionam com a Empresa;

ü  Fazer constar no Relatório de Sustentabilidade as dimensões sociais, ambientais e econômicas, os resultados favoráveis e desfavoráveis, os desafios e metas, devendo esses dados subsidiar o planejamento estratégico.


ü  Promover com seus fornecedores a discussão acerca do desenvolvimento das competências, buscando o envolvimento com políticas públicas voltadas à promoção dos direitos da infância.  Fomentar, em toda a sua cadeia produtiva, o repúdio a todas as atitudes preconceituosas relacionadas à origem, raça, gênero, cor, idade, religião, ao credo, classe social, incapacidade física e quaisquer outras formas de discriminação, estimulando a utilização dos meios de comunicação disponíveis para os registros de ocorrências que atentem contra o Código de Ética da GUÍA GESTIÓN e a legislação específica em vigor;

ü  Empreender ações que permitam que as questões ambientais tenham caráter de transversalidade e sejam incluídas no Plano Estratégico, além da existência da Política Ambiental Corporativa da GUÍA GESTIÓN. Considerar nos negócios os princípios e as oportunidades relacionados à sustentabilidade ambiental.

ü  Formar parceria com fornecedores com foco na melhoria de processos de gestão ambiental. Definir sistemática que permita verificar a origem e a cadeia de produção dos insumos madeireiros e florestais, estimulando o mercado de forma que a GUÍA GESTIÓN utilize no seu processo produtivo materiais com certificação de origem e Certificação da Cadeia de Custódia;



ü  Definir meios que contribuam para redução do consumo dos recursos naturais utilizados na Empresa, adotando medidas adequadas à destinação de resíduos, sem prejuízo das condições de trabalho e sem alteração do padrão tecnológico atual. Incluir na política de relacionamento com fornecedores, observadas as exigências legais, como variáveis de seleção e avaliação, as questões referentes às relações trabalhistas, ao trabalho infantil, ao trabalho escravo ou análogo e aos padrões ambientais, estimulando os fornecedores a replicarem essas considerações em relação aos seus próprios fornecedores, criando um círculo virtuoso de conscientização social.

ü  Contribuir para a erradicação das políticas ilegais, imorais e antiéticas, promovendo a divulgação e educação de todas as partes interessadas, como fornecedores, clientes e consumidores, entre outros, em iniciativas de combate à corrupção e propina, disseminando o tema e/ou ensinando sobre a utilização de ferramentas correlatas;


NOSSOS VALORES ÉTICOS
A GUÍA GESTIÓN elaborou o seu Código de Ética, que tem por objetivo sistematizar os valores éticos que devem nortear a condução dos negócios, orientar as ações e o relacionamento com os interlocutores internos e externos. Compartilhamos com você, que poderá ser um parceiro da GUÍA GESTIÓN, os valores éticos que nortearão a nossa relação.

RESPEITO
ü  As pessoas na GUÍA GESTIÓN são tratadas com ética, justiça, respeito, cortesia, igualdade e dignidade. Exigimos de dirigentes, empregados e parceiros da GUÍA GESTIÓN absoluto respeito pelo ser humano, pelo bem público, pela sociedade e pelo meio ambiente.

ü  Repudiamos todas as atitudes de preconceitos relacionadas à origem, raça, sexo, cor, idade, religião, credo, classe social, incapacidade física e quaisquer outras formas de discriminação.

ü  Respeitamos e valorizamos nossos clientes e seus direitos de consumidores, com a prestação de informações corretas, cumprimento dos prazos acordados e oferecimento de alternativa para satisfação de suas necessidades de negócios com a GUÍA GESTIÓN.

ü  Preservamos a dignidade de dirigentes, empregados e parceiros, em qualquer circunstância, com a determinação de eliminar situações de provocação e constrangimento no ambiente de trabalho que diminuam o seu amor próprio e a sua integridade moral. 

HONESTIDADE
ü  No exercício profissional, os interesses da GUÍA GESTIÓN estão em 1º lugar nas mentes dos nossos empregados e dirigentes, em detrimento de interesses pessoais, de grupos ou de terceiros, de forma a resguardar a lisura dos seus processos e de sua imagem.

ü  Gerimos com honestidade nossos negócios, os recursos da sociedade e dos fundos e programas que administramos, oferecendo oportunidades iguais nas transações e relações de emprego. Não admitimos qualquer relacionamento ou prática desleal de comportamento que resulte em conflito de interesses e que estejam em desacordo com o mais alto padrão ético.

ü  Não admitimos práticas que fragilizem a imagem da GUÍA GESTIÓN e comprometam o seu corpo funcional. Condenamos atitudes que privilegiem fornecedores e prestadores de serviços, sob qualquer pretexto. Condenamos a solicitação de doações, contribuições de bens materiais ou valores a parceiros comerciais ou institucionais em nome da GUÍA GESTIÓN, sob qualquer pretexto.



COMPROMISSO
ü  Os dirigentes, empregados e parceiros da GUÍA GESTIÓN estão comprometidos com a uniformidade de procedimentos e com o mais elevado padrão ético no exercício de suas atribuições profissionais.  Temos compromisso permanente com o cumprimento das leis, das normas e dos regulamentos internos e externos que regem a nossa Instituição.

ü  Pautamos nosso relacionamento com clientes, fornecedores, correspondentes, coligadas, controladas, patrocinadas, associações e entidades de classe dentro dos princípios deste Código de Ética.

ü  Temos o compromisso de oferecer produtos e serviços de qualidade que atendam ou superem as expectativas dos nossos clientes. Prestamos orientações e informações corretas aos nossos clientes para que tomem decisões conscientes em seus negócios.

ü  Preservamos o sigilo e a segurança das informações. Buscamos a melhoria das condições de segurança e saúde do ambiente de trabalho, preservando a qualidade de vida dos que nele convivem. 

TRANSPARÊNCIA
ü  As relações da GUÍA GESTIÓN com os segmentos da sociedade são pautadas no princípio da transparência e na adoção de critérios técnicos. Aos nossos clientes, parceiros comerciais, fornecedores e à mídia dispensamos tratamento equânime na disponibilidade de informações claras e tempestivas, por meio de fontes autorizadas e no estrito cumprimento dos normativos a que estamos subordinados. Valorizamos o processo de comunicação interna, disseminando informações relevantes relacionadas aos negócios e às decisões corporativas.


RESPONSABILIDADE
ü  Devemos pautar nossas ações nos preceitos e valores éticos deste Código, de forma a resguardar a GUÍA GESTIÓN de ações e atitudes inadequadas à sua missão e imagem e a não prejudicar ou comprometer dirigentes e empregados, direta ou indiretamente. Zelamos pela proteção do patrimônio público, com a adequada utilização das informações, dos bens, equipamentos e demais recursos colocados à nossa disposição para a gestão eficaz dos nossos negócios.

ü  Buscamos a preservação ambiental nos projetos dos quais participamos, por entendermos que a vida depende diretamente da qualidade do meio ambiente.

ü  Garantimos proteção contra qualquer forma de represália ou discriminação profissional a quem denunciar as violações a este Código, como forma de preservar os valores da GUÍA GESTIÓN.