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martes

GUIA GESTION - SERAUCA

Com a minha experiência por mais de 20 anos de trabalho e serviços relacionados a atendimento ao cliente com as empresas onde organização e funcionamento de equipas de pessoas para criar uma atmosfera coordenada, produtivo e funcional. 



OBJETIVO: Desenvolver e implementar uma estratégia de vendas adequada para atender metas de vendas acordadas, conforme indicado. Auxiliar no set-up e gerenciamento das funções de suporte, como, operações, atendimento ao cliente, marketing, RH e Finanças, conforme exigido. Maximizar a rentabilidade e receita regular para a empresa dentro da estratégia de vendas acordada.

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES: Executar uma estratégia de vendas diretas para atender metas de vendas e receitas acordadas. Trabalhar com os departamentos para garantir que as funções de apoio estão sendo geridas de forma adequada para garantir a produtividade e eficiência do serviço. Alcançar ou exceder vendas pessoais e as metas de receita mensais e no ano, maximizando a rentabilidade e receita. 

Fornecer treinamento, coaching e ajudar em reuniões com clientes para auxiliar o pessoal de vendas a crescer as suas vendas e receitas. 

Ajudar a orientar a estratégia de marketing e vendas para cada pessoa de vendas permitindo a eles atingirem os seus objetivos. 

Desenvolver e manter um plano de contas escrito profissional e preciso prevendo como as metas serão cumpridas. Organizar atividades de prospecção, e tarefas administrativas que garantem melhor aproveitamento do tempo disponível e os níveis máximos de produtividade. 

Certifique-se de que todos os relatórios são mantidos precisos e atualizados em todos os momentos. Representar a empresa de uma maneira profissional em todos os momentos e garantir que os melhores interesses da Companhia são representados durante o curso das atividades empresariais do dia-a-dia. 

Conhecimento dos produtos e serviços da empresa e habilidades de venda são mantidos atualizados e em um nível suficientemente elevado para toda a equipe, a fim de poder ser efetivo, incluindo a literatura de leitura, redes, cursos de formação e contactos com outros colegas, partilha de conhecimento exclusivo com o resto da empresa, conforme apropriado. Manter uma atitude positiva e saudável que contribui diretamente para o ambiente de trabalho. 

HABILIADADES E EXPERIÊNCIA: Excelentes habilidades de liderança, com mínimo de 10 anos de experiência bem sucedida, liderando e gerenciando uma equipe de trabalho de preferência dentro de turismo no setor hotelaria e restaurantes. Comprovada capacidade de trabalhar em equipe com Excelentes habilidades de comunicação em todos os níveis. Excelentes habilidades de negociação. Relatórios de negócios de alta qualidade e habilidades de escrever propostas. Preparado para viajar, Sensibilidade organizacional combinada com a capacidade de influenciar as pessoas para alcançar resultados.



CRITÉRIOS / COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS 
- Habilidade de influenciar, Excelente habilidade de comunicação 
- Team Player, Abordagem proativa, Objetivo e ação orientada 
- Vendas altas e consciência de negócios comerciais. Capacidade de priorizar 
- Confiante e boa capacidade de organização,  Determinação e Persuasivo
 -Adaptável a mudar, Boa atenção aos detalhes, Entusiasmado, Dinâmico, Empatia 
- Compromisso com a organização, Capacidade de trabalhar bem sob pressão 
- Bom senso de humor, Excelente habilidade de follow up 
- Orientado para atividade, Capacidade de entrar em sintonia com o cliente 
- Assertivo e contundente sem ser agressivo ou insistente 
- Muito boas habilidades de questionamento 



O meu perfil Desenvolve-se adequadamente quanto a resolução de problemas que suponham a aplicação de manuais de procedimentos estabelecidos e requeiram decisões práticas, obtendo neste marco bons níveis de produtividade. 

Esperando que a minha experiência em Coordenação e liderança de equipas de trabalho com objetivos e metodologias bem definidas. Gestão de projetos logísticos. Supervisor de gestão turística. Vendas de produtos de consumo em massa. Educador e treinamento de funcionarios. Trabalhos gerenciais que requeiram um controle e seguimento estrito. Gerenciamento de hotéis e restaurantes, sociais ou de serviços. 

Eu tenho a chance de enfrentar novos desafios e conhecimentos profissionais para mercados que não os tinha utilizado e na seção de pessoal para aprender aspectos importantes de diferentes culturas. Tarefas operacionais que requeiram o trabalho em equipe. E, assim, introduzir a sua selecção de pessoal qualificado. 


A MENTE APAGA REGISTROS DUPLICADOS

Por Airton Luiz Mendonça (Artigo do jornal O Estado de São Paulo)

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.. Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio.... você começará a perder a noção do tempo.

Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:

Nosso cérebro é extremamente otimizado.


Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.


Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.
 



Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.
Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.

É quando você se sente mais vivo.


Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo. Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?

Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).

Ou seja, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa são apagados de sua noção
de passagem do tempo. Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, -.... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.

Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década. Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...


ROTINA
 



A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos.

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.


Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.


Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.


Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.

Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.

Seja diferente.


Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos.. . em outras palavras... V-I-V-A. !!!


Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.

Cerque-se de amigos.


Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes. Enfim, acho que você já entendeu o recado,
não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.



E
S CR EVA em tAmaNhos diFeRenTes e em CorES  difErEn tEs !

CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE...


V I V A !!!

sábado

ÉTICA NA ASSESSORIA

“A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”.


A moral é sinônimo da ética, conjunto de normas comportamentais dos homens que são aprovadas pela sociedade. A ética não é somente uma questão de conveniência, mas também uma condição necessária para a sobrevivência da sociedade.

FORMAÇÃO DOS CONCEITOS ÉTICOS - 5 TEORIAS
  • Teoria do fundamentalismo - conceitos extraídos de fontes externas ao ser humano.
  • Teoria do utilitarismo (Jeremy Bentham e John Stuart Mill) - conceito ético baseado no maior bem para a sociedade como um todo. “Maior bem”- tamanho e não nº de pessoas.
  • Teoria kantiana (Emmanuel Kant) - conceito ético que defende que cada um deve se comportar conforme os princípios universais.
  • Teoria contratualista (John Locke e Jean Jacques Rousseau) - pressuposto de que o ser humano assumiu com seus semelhantes o compromisso de se comportar de acordo com as regras morais para poder conviver em sociedade.
  • Teoria do relativismo - cada pessoa deveria decidir sobre o que é ou não ético, baseado nas suas próprias convicções e na sua própria concepção do bem e do mal.

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
O que é Natural e justo para uma coletividade?
Moral do oportunismo
- Celebrada pela “esperteza” de seus procedimentos como o jeitinho, o calote, a trapaça, a bajulice, etc.;
- Valoriza o enriquecimento rápido e o egoísmo e acredita que o proveito pessoal move o mundo
Moral da Integridade
- Edificante e convencional, com retórica pública;
- Difundida nas Escolas, Igrejas, Tribunais, Mídia.
- Princípios que, por definição, valem para todos.

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
O importante não é saber se a empresa dispõe de uma “essência moral”, mas se as conseqüências de suas decisões são ou não benéficas para a maioria de suas contrapartes.

Daí o risco para a empresa em orientar-se exclusivamente pela idéia de maximizar os lucros, sobretudo numa sociedade em que o capitalismo social se consolida e em que a mídia assume um papel extremamente ativo.
ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Nem sempre as decisões podem ser tomadas facilmente, considerando-se interesses individuais da entidade e sua responsabilidade social. Deve-se considerar que a mão invisível do mercado e sua ação disciplinadora estarão avaliando:
- o que afeta o meio ambiente;
- efeitos colaterais dos produtos nos consumidores;
- como as políticas corporativas atingem empregados e clientes.
Repousam aí as dificuldades dos problemas éticos contemporâneos das empresas: Como perseguir a maximização do lucro sem ferir os interesses.

ÉTICA ENTRE ORGANIZAÇÕES
As empresas competitivas operam num horizonte de longo prazo e a ganância ou a sedução por vantagens imediatas pode ser fatal:
- Espionagem industrial detectada e Apropriação de segredos industriais
- Demissão do diretor de compras e Seu indiciamento pela promotoria pública;
- Indenização, Compromisso de compras, Comissões, Subornos, outros pagamentos ilícitos

A natureza das empresas não é amoral, pois suas atividades não pairam acima do bem e do mal. As empresas não mais desempenham apenas uma função econômica, mas também uma função ética. Cada vez mais as decisões e as ações empresariais ficam submetidas ao crivo de uma cidadania disposta a retaliar as empresas que abusam da confiança e da credulidade de suas contrapartes. O que acontece quando produtos deixam de ser confiáveis?

ÉTICA; ORGANIZAÇÕES X EMPREGADOS
Exemplo 1
Fato: Desvio de produtos que saem da fábrica sem qualquer identificação:
Fato: Prejuízo estimado em milhões de $$$
Fato: Demissão dos diretores e gerentes;

Exemplo 2
Fato: Furto de mercadorias, manipulação na concessão de bonificações e de descontos para distribuidores:
Fato: Prejuízo estimado em milhões de $$$
Fato: Demissão dos diretores e gerentes;

Exemplo 3
Fato: Uso de notas frias para adulterar o valor das compras
Fato: Quadrilha formada por empregados e fornecedores
Fato: Prejuízo estimado em milhões de $$$
Fato: Demissão dos diretores e gerentes;
Fato: Cancelamento contratos com os fornecedores envolvidos

ÉTICA ENTRE EMPREGADOS DA ORGANIZAÇÃO
Entre as atitudes antiéticas relativas aos empregados, estão:
·         A discriminação na contratação, entre sexos ou preferências sexuais.
·         A discriminação na contratação com deficientes físicos, relativos à idade física.
·         A discriminação na contratação com a etnia, credo, preferências políticas e esportivas.
·         A discriminação na contratação com a segurança, saúde e higiene no trabalho.
Uma empresa somente terá um comportamento ético se seus diretores e colaboradores assim o forem. O único lucro moralmente aceito é obtido com ética.

ÉTICA ENTRE ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE
Diante de todo evento, pergunta-se:
·         Tal ação é moral para quem?
·         Para a coletividade ou para um agente individual?
·         Se for para a coletividade, de qual delas falamos?

Assim, avalia-se:
Conseqüências - que deveriam promover o máximo bem do maior número de pessoas, e/ou seus Propósitos - que a coletividade reputa como bons.

ÉTICA ENTRE ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE
Desfalques em empresas;
Dívidas fiscais fraudadas;
Propinas/subornos;
Tráfico de informações;
Pirataria intelectual e de produtos;
Fraude nos pesos e medidas;
Fraude em balanços de empresas;
Doações ilícitas a campanhas eleitorais;
Manobras financeiras para valorizar/rebaixar ações;

PROBLEMAS ÉTICOS
Fraude por parte dos administradores;
Empresa incentiva funcionários e mercado a compras ações da companhia;
Administradores se aproveitam para realizar lucros nos momentos pré-desastre;
Falha em não exigir consolidação das companhias;
Continua-se a recomendar a empresa mesmo após anúncio de prejuízos;
Administradores confirmam ter destruído documentos;

ÉTICA - CONCLUSÃO
O assessor é o que mais está sujeito a ver, informar e denunciar esquemas espúrios já que sua atividade está intimamente ligada com os processos das empresas, com apuração de procedimentos, e conseqüentemente, exibe dados que geram opções e diversos encargos.



A Ética deve construir um estado de espírito; mas este depende, basicamente, da Inteligência Emocional, razão pela Qual, se desejamos progressos essenciais em nós mesmos, é preciso também, conversar conosco e agir com terceiros como desejaríamos que agissem conosco.

miércoles

USAR METÁFORAS EN LA ASESORÍA

La adopción de los nuevos modelos en asesoría, centrados en el aprendizaje del empresario, tal y como se nos requiere en el marco de los negocios y sus cambios constantes, tiene implicaciones profundas en nuestra labor como asesores. Con frecuencia, estas implicaciones no son bien explicadas o comprendidas.


Usar Metáforas, pueden resultar útiles para explicar y comprender mejor dichas implicaciones, es aplicar las palabras o expresiones literalmente a un objeto o a un concepto,  con el fin de sugerir una comparación  y facilitar su comprensión. A veces con una nota de humor y con una mirada fresca, otras con un poco de Ironía y que nos ayude a tomar un poco de distancia con nuestras circunstancias particulares y prejuicios.
Detrás de un aparentemente cambio en la consultoría, se esconde un cambio profundo en el trasfondo de la motivación, que una organización o empresario puede tener en su punto de vista de sus propios objetivos. 

En otras palabras, se trata ahora de planificar y gestionar el tiempo que dedica el empresario a nuestro entrenamiento, tanto en la empresa como fuera de la misma. Y ciertamente, este cambio de enfoque representa un auténtico giro copernicano en la organización del proceso de asesoramiento.

Para ilustrar alguna de las diferencias más importantes entre el modelo tradicional y la programación centrada en el entrenamiento, utilizo con frecuencia la metáfora del avión y el barco a remos. En el modelo tradicional, el proceso se parece a un avión. El asesor pilota el aeroplano y  su objetivo es llevar el aparato al aeropuerto de destino a la hora establecida (cubrir el planteamiento teórico). Los empresarios son los pasajeros, que sin incidencias, pasan inadvertidos para el piloto del avión. En otras palabras, cuando llega a su destino, el piloto comprobará que llegó bien, descargo el pasaje y todo fue un supuesto éxito.


Podemos decir que cuando el asesor se dedica, incansable, a mostrar presentaciones y a explicar a toda velocidad. Sólo cuando corrige las divergencias en el desarrollo del asesoramiento se da verdadera cuenta de que de los pocos empresarios que han conseguido implementar los procedimientos, tienen un desarrollo más claro y centrado de los pasos que tienen que seguir y algunos otros siguen implementando los antiguos pasos y que su interés solo ha sido por conocer que otras empresas de su sector están en crisis o que puedan ser competidores contra sus propios productos.

Una asesoría centrada en el aspecto teórico y el práctico de los procedimientos, debe parecerse más a una barca en la que todos reman. El asesor sigue teniendo un rol esencial, porque él es el timonel que determina el rumbo, pero si los empresarios dejan de remar la barca se para y el problema se hace ingobernable.

- Asesoramiento centrado en la enseñanza: El avión avanza, con pasajeros llevados de un punto a otro punto, sin más.

- Asesoramiento centrado en el entrenamiento: ¿Qué pasa? ¿Por qué nos hemos parado? ¿Por qué estamos virando? Es más evidente para todos.


El protagonista principal del proceso de asesoramiento es el empresario, y si este se para entonces todo se para. Puesto que para que el empresario aprenda, es necesario su esfuerzo y un asesor no puede llevar una empresa por el propio empresario.

Esta metáfora anterior, ilustra un error habitual en la interpretación de lo que implica la adopción del sistema establecido de asesoría. Si se trata de que los empresarios trabajen no sólo en el entrenamiento sino también en su empresa y de forma autónoma, pues pongámosles un procedimiento para que lo vayan haciendo durante el asesoramiento y cuando lo entiendan y lo apliquen, puedan conseguir algún beneficio extra que complemente la calidad en su empresa.

Esta estrategia no representa un cambio de asesoría, sino una implementación extra, tanto para el empresario como para el asesor. Un procedimiento que puede ser poco productivo ya que para ambos en realidad lo importante sigue siendo el mantener la empresa funcionando durante esos cambios de gestión o de producción.

La tarea del asesor en el modelo docente centrado en el entrenamiento, consiste en planificar una secuencia de actividades, de las que el empresario no pueda escapar sin haber implementado con éxito esas actividades y entregas.


Hace ya tiempo que se comprobó que el proceso de control de calidad basado en la mera inspección final tiene un coste elevado. Ahora se hace énfasis en la calidad del proceso de fabricación, de forma que hay garantías de que cuando salga el producto, cumplirá las normas y no será necesario inspeccionarlo.
Naturalmente el proceso con ayuda de un asesor, es más costoso (al principio) porque hay que controlar cada sector frecuentemente y va a repercutir los errores detectados en mejoras del proceso, pero a la larga y globalmente el sistema resulta más eficiente que antes. Especialmente en las primeras implementaciones, el asesoramiento es más continuado y los resultados se usan para mejorar el proceso y, sobre todo, para volver a situar al empresario “en la carrera”, todas las veces que sea necesario durante el entrenamiento, de forma que cuando éste acabe exista la certeza de que ha tenido éxito en el procedimiento implementado.

Esperamos que un empresario ponga de su parte. Por un lado resulta fácilmente cuantificable en la empresa, en la que las ganancias se pueden determinar fácilmente y repercutir en una mejora para todo el personal y por otro lado el asesorado tendrá un escenario actual, donde puede tener consecuencias positivas a efectos de nuevos clientes, promoción de sus productos, etc. Esperamos que esta sea una razón para implementar el asesoramiento corporativo.


El asesor debe planificar con detalle la secuencia de actividades y entregas que debe realizar el empresario dentro y fuera de la empresa. En otras palabras debe diseñar ese camino que conduce inexorablemente al aprendizaje. Idealmente, en especial en los primeros pasos, la secuencia debe estar formada por pequeños procedimientos y controles frecuentes que permitan al asesor controlar el proceso y la calidad de los resultados parciales y finales.

Una crítica habitual a este modelo es que los programas resultan excesivamente dirigidos, incluso paternalistas, de tal manera que sólo conseguiremos gerentes con poca autonomía, incapaces de enfrentarse a un reto sin que alguien les haya establecido previamente la pauta correspondiente. Pero los programas deben ser muy guiados para que los siguientes procedimientos puedan serlo menos, una vez que los empresarios hayan adquirido la disciplina de trabajar de forma continuada y de acuerdo con un plan de trabajo, que a partir de un momento dado deberán formular ellos y no el asesor.

La ausencia de un plan detallado paso a paso, de lo que deben hacer nuestros  empresarios en la asignatura, nos impide conseguir retos realmente ambiciosos con ellos. La improvisación o incluso la planificación poco detallada nos exponen al fracaso. Por último, nuestra experiencia nos dice que una planificación detallada es de gran ayuda también para los asesores en caso de un entrenamiento con muchos grupos de empresa y muchos gerentes para asesorar.


El empresario debe adoptar un papel más activo en el proceso. Primero guiar para después dejarle más libertad, Cuanto más ambicioso es el objetivo más necesario es un plan paso a paso. Este es uno de los motivos de escepticismo del asesor, muy acostumbrado a ver al empresario adoptar en su empresa un rol completamente pasivo. “¿Cómo vamos a explicarle el trabajo que tienen que hacer si ni siquiera vienen a empresa?”

Lo que omitimos con frecuencia, los asesores, es que esa pasividad del empresario es la respuesta natural a los métodos que usamos con ellos en su empresa. Por ejemplo, los empresarios no van a estar activos en una empresa, en la que lo que se espera que el asesor se limite a resolverlos personalmente en los entrenamientos. Si lo que queremos es que los empresarios estén activos en empresa, entonces tendremos que usar otros métodos. Se trata, en definitiva, de elegir las herramientas adecuadas para conseguir lo que queremos.

En gran medida, conseguir empresarios activos, motivados, que acepten y hagan los procedimientos que se impliquen en el proceso de aprendizaje de forma eficaz es una cuestión de técnica, que puede aprenderse y que requiere de la utilización de las herramientas adecuadas. Uf! ¿Cuánto tiempo necesitaremos nosotros para llegar a algo así? Se aplica muy bien, en este caso, el dicho: “La calidad en el asesoramiento no es un destino sino que es el camino”.

Los asesores debemos asumir la parte del trabajo que nos toca, pero debemos exigir en paralelo a los empresarios que hagan ellos también su parte del trabajo, realizando los cambios necesarios para facilitar nuestra labor. Los procesos de cambio son siempre difíciles y, en ocasiones, traumáticos. Y el cambio de asesorar, no es una excepción. Por eso, para ser eficiente en la tarea de estimular el proceso de cambio, es importante comprender la naturaleza de las reticencias de los empresarios y gerentes.


Yo suelo usar esta Metáfora donde digo, “Uno puede decidirse a subir el cerro de su pueblo sin mayor planificación, simplemente coloca un Pick-Nick en la mochila y comienza a subir.  Cuando tenga hambre, se parará y a ver el panorama. Pero si su objetivo es subir a la cordillera Andina entonces la cosa cambia. Necesita un plan detallado, paso a paso, en el que establecerá: cuantos acompañantes, comunicaciones entre el campo base principal y los integrantes, dónde instalará los diferentes campamentos base, cuánto tiempo estará en cada uno de ellos, cuánta comida tiene que llevar, cuanto se va a consumir a diario, etc.”
El asesorado también puede disfrutar mucho, pero no tanto por su actuación, sino por ver en directo cómo empresarios que mostraban grandes dificultades al inicio son capaces de hacer finalmente cosas que nos sorprenden. Y puede disfrutar también de saber que se está haciendo un trabajo más profesional, de acuerdo a criterios de calidad bien reconocidos.

Una asesoría de calidad, de acuerdo con los parámetros de los modelos centrados en el aprendizaje, requiere mucho más que saber mucho de la disciplina que se enseña y saber explicarlo bien.  Realmente si no somos capaces de explicarlo correctamente y convencer a los empresarios de su utilidad, unas cuantas metáforas no van a ser suficientes en un asunto tan complejo, pero sí pueden arrancar alguna sonrisa, que es una forma muy saludable de enfrentarse a grandes retos como el que tenemos sobre la mesa. Y pueden sobre todo, ayudarnos a observar el problema y nuestra labor desde otro punto de vista, menos condicionado por nuestras circunstancias particulares y nuestros prejuicios.


Tampoco es impensable que alguien encuentre metáforas para explicar las ventajas del método clásico centrada en el asesor, y que defienda que ya estamos bien como estamos y que mejor no arriesgar. Esto es trabajo en equipo, ni más ni menos. Es así como una gestión puede ser brillante en asesoría y en investigación, y no exigiendo brillantez en ambas tareas a todos y cada uno de sus asesores.

martes

PENSANDO EM COMO AUMENTAR SUA TAXA DE RENTABILIDADE?

O empreendedor que começa seu negócio normalmente espera problemas, como os entraves burocráticos e as dificuldades financeiras dos primeiros meses. Mas o pequeno empresário corre outros riscos, muitas vezes não tão óbvios. As situações a que o empreendedor deve estar especiamente atento. As principais armadilhas apontadas por quem entende do assunto para manter o sucesso de um pequeno negócio:

1) Contratar pessoas baratas, muitas vezes uma pessoa qualificada para a vaga faz o trabalho de dois ou três funcionários. É preciso identificar onde na empresa você precisa de pessoas-chave e investir nisso. Se você pagar a média do mercado para contratar alguém que está desempregado, você vai pegar os funcionários que as outras empresas não quiseram. A solução, para o especialista, é pagar mais para tirar bons funcionários de outras empresas.

2) Não reter funcionários e perder conhecimento humano. Esse risco é unânime, uma das maiores dificuldades de qualquer empresa é reter bons funcionários. Hoje em dia é muito difícil achar pessoas comprometidas. Alertar também que o conhecimento na empresa não pode ficar ligado a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, para que o negócio não corra risco caso elas saiam. É preciso evitar aquelas situações em que há tarefas que só um funcionario sabe fazer. As empresas treinam pessoas, mas têm poucos mecanismos para reter o conhecimento delas.

3) Não pagar funcionários e tributos dentro da legalidade, não pagar os direitos trabalhistas ou tributos e outras obrigações em dia é um empréstimo a longo prazo, já que quase inevitavelmente a empresa vai ter que pagá-los posteriormente e em valor maior.

4) Não trocar fechaduras e cadeados e checar estuque do teto para evitar assaltos. Quando o empresário começa o negócio, alugando uma loja ou galpão, é preciso ficar atento à segurança. então é preciso trocar fechaduras e cadeados das portas. Os empresários examinem o estuque do teto,  pois ladrões podem entrar retirando telhas e roubar mercadorias e dinheiro.

5) Não respeitar a privacidade do cliente. O empreendedor deve ter cuidado com as boas intenções: às vezes, ao enviar cartões, presentes ou outras gentilezas à casa do cliente, pode causar problemas a ele, já que a compra feita pode ser uma surpresa para alguém ou mesmo um segredo.

6) Comprar para você, não para o cliente. O empresário precisa pesquisar e conhecer o gosto do cliente e fazer as compras com fornecedores de acordo com isso, e não com seu gosto pessoal.

7) Colocar todos os ovos na mesma cesta. Uma situação frequente quando o empreendedor está começando os negócios é depender muito de um único cliente ou fornecedor. A situação deve ser evitada. É um risco muito grande.

8) Não calcular todos os custos. Tanto antes de abrir o negócio, para preparar o imóvel, fazer contratações e formar estoque, quanto depois, com a empresa funcionando, é muito frequente que os empresários tenham problemas para estimar seus custos. Normalmente, a pessoa tem uma ideia, mas depois se surpreende com todos os gastos que precisam ser feitos. Resultado: margem de lucro menor e ainda mais dificuldades para a pequena empresa.

9) Não se relacionar bem com fornecedores, O fornecedor deve ser seu parceiro, ele vai te dar dicas de tendências, de estoque etc. Você vai ter vantagens.

10) Usar boas práticas sem adaptá-las à sua empresa. Um dos maiores erros do pequeno empresário é pegar boas práticas que existem é achar que elas servem para todo mundo. É preciso entender a lógica por trás da prática e adaptá-la à sua empresa.
 Segredos para vender melhor
1. Você tem de focar sua mente no sucesso. Tem de sentir que as coisas o estão favorecendo quando estiver vendendo; do contrário, não será capaz de vender nada.

2. A cada segunda-feira, estou uma venda mais próximo de me tornar milionário.

3. Tenha sempre em mente que nossa própria determinação de ser bem-sucedido é mais importante que qualquer outra coisa.

4. O elemento essencial do magnetismo pessoal é a sinceridade absoluta, a fé inabalável na importância do trabalho que tem que ser feito.

5. Um segredo importante do sucesso é a autoconfiança. Um segredo importante da autoconfiança é a preparação.

6. A falha na preparação é a preparação para a falha.

7. Somos aquilo que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito.

8. Muitas coisas pequenas tornaram-se grandes pelo tipo certo de propaganda.

9. Se decidir fazer algum comentário, fale com clareza; elabore cada palavra antes lançá-la no ar.

10. Lembre-se, o que seus clientes compram não é o seu produto. É você. E se eles o compram, serão capazes de vender seu produto para você.
11. Cultivar o networking profissional nas redes sociaisMeio rápido de comunicação, as redes sociais já contam com modelos especiais para o cultivo de relacionamentos profissionais. Como exemplo disso, o Solostocks, Facebook, Twitter, etc. portais de networking corporativo, já conta com mais de 300 milhões de usuários fixos cadastrados. A possibilidade de apostar nesse mundo colaborativo, mas não sabem por onde começar, seguem algumas dicas:
  • Decida: Por que você quer entrar em um desses portais? Se estiver com a intenção de retomar contatos pessoais ou manter relacionamento mais próximo com amigos ou relacionamentos profissionais, sites como o Facebook, LinkedIn e Plaxo. Já se a necessidade for quanto a networking, representam os mais adequados.

  • Construa: Com foco na audiência com a qual deseja interagir, consulte perfis de amigos e parceiros de negócios para conhecer o padrão de apresentações dos dados nos sites. Públicos diferentes exigem relacionamentos diversos: em uma rede profissional, por exemplo, ninguém gostará de ter expostos comentários de amigos sobre festas ou mesmo compromissos particulares.

  • Mantenha: Esteja certo de que seu perfil estará sempre atualizado e com o tanto de informações que forem necessárias. Mesmo que você já tenha passado por diversas organizações, não há necessidade de listar o histórico de forma individual. Seja claro e objetivo.

  • Continue: No caso de relacionamento profissional, muitas vezes os contatos iniciados na web resultarão em encontros pessoais e, portanto, é importante saber escolher lugares apropriados para essas ocasiões específicas. Antes de mais nada, avalie a pessoa ou o grupo com o qual realizará o encontro. Se for conversar com um gerente de empresa, escolha um local tradicional; ao passo que se for uma reunião informal, o evento pode acontecer em local mais jovial.
   A força da promoção para ajudar a construir marcas. É crescente a consciência das empresas sobre a importância de se investir em soluções de marketing promocional que ajudem a construir marcas. Atualmente, o trabalho de branding engloba muito mais que comerciais de 30 segundos e anúncios de páginas duplas. É sabido também o quão fundamental é o planejamento estratégico para o desenvolvimento de ações promocionais que gerem a mensuração de resultados favoráveis aos clientes. No entanto, há uma etapa extremamente relevante para o sucesso de estratégias de marketing promocional que não é muito divulgada, mas que merece esmero igual, ou até maior, às outras fases do processo: a seleção e o treinamento do pessoal envolvido.

   A qualificação daqueles que trabalham no campo da ação está intrínseca ao êxito das campanhas, principalmente as com foco regional, que exigem uma linguagem consonante aos hábitos e costumes do público-alvo. Apesar de a comunicação, diversas vezes, ter de atingir a todos, notamos a necessidade de adequar as ações ao perfil dos consumidores locais e, principalmente, ajustar os promotores para usarem uma linguagem mais específica e criarem uma identificação da marca que estiver sendo propagada ao público.

   Ao se colocar uma ação em campo, os promotores devem ter em suas mentes as particularidades locais para entender o comportamento de consumo do alvo e alcançá-lo com eficácia, para vender o produto e realizar uma manutenção da marca. Cada vez mais, a logística de marketing vem sendo mais influenciada pelo âmbito intelectual da atividade que pelo braçal. Quanto mais complexa a estratégia, mais ligado à eficiência de promotores e impulsionadores está seu resultado. 

miércoles

PÍLDORAS DE ASESORÍA

De repente somos gente conservadora, cuando ahora debe de primar la gente creativa, que pueda ayudar a generar cambios en los modelos actuales. ¿A quién quiere usted en su equipo? ¿Qué busca usted de un trabajo? Si lo integramos, las empresas buscan actitud, pasión, a los mejores y las personas superación. Tenemos que retarnos, con capacidad de dominar su trabajo, tenemos que ir a por el 10, personas que se reinventen, que estudien, que sigan formándose en sus ámbitos, que vengan continuamente con iniciativas que quieran.


Las cosas que hacíamos, no funcionan en este nuevo entorno, en el escenario actual tanto empresarial, como político y social. La situación económica no es la más deseable que hace que los inversores extranjeros sean muy reacios a invertir. Hemos de cambiar esa imagen para expandir nuestro mercado. Por otro lado, hay grandes ideas, pero hay pocas oportunidades. En épocas de crisis se agudiza el ingenio, por eso es muy importante que una empresa, sea del tamaño que sea, este dirigida por un buen líder. Los consumidores son precavidos, gastan lo justo y en las empresas sucede lo mismo, por eso hay un estancamiento de la creación de empleo.


El desempleo técnico es; Crear empleo y no dejar de destruirlo. El problema no es tomar medidas, el problema es que no se inspiran todas en un elemento común que les confiera sentido y sobre todo eficacia. El elemento común es preservar todas las medidas y procurar la competitividad de las empresas, de las organizaciones, de las administraciones. Y para darle una oportunidad al consenso admitir o promover la competitividad  de los estudiantes, de los desempleados y de los empleados.


La competitividad, no es sólo una cuestión de costes, son los trabajadores comprometidos, aquellos que trabajan con la empresa antes que para la empresa y en este caso, en justa correspondencia, la empresa tiene que saber potenciar esa actitud con otra igual. La mejora de la competitividad de la empresa será partir de su esfuerzo propio, lo logrará quien realice su trabajo con sentido corporativo, y que además lo haga con profesionalidad, desempeño, formación y flexibilidad. La relación es directa: Cuantas más personas comprometidas, más complemento y cuanto más complemento, más competitividad.


La percepción es que todo está por rehacer. Comenzar de nuevo es complicado y alcanzar el éxito es casi imposible, porque es más fuerte el miedo al fracaso que el miedo a enfrentarme a lo desconocido. Lo importante es tener ilusión, creatividad, ganas y sobre todo es reciclarse y formarse. Pero si nos ponemos metas muy altas, sin pasos intermedios, fracasaremos seguro porque es fundamental, hacer algo que se llama: Prueba y Error. Los cambios empiezan por uno mismo. Luego, ir avanzando, escalando peldaños. Hay que ponerse metas cortas pero que sean seguras y firmes. Esto nos permite reaccionar de forma inmediata si algo no sale como esperamos y enfrentarnos a las adversidades con fortaleza.


Formación continuada, flexibilidad horaria, conciliación, ejercicio físico, socialización son conceptos que asustan a los empresarios. Sin embargo, cada vez son más, sobre todo las grandes empresas que se preocupan por estos temas con el fin de sacar el mayor rendimiento a sus trabajadores. Los países que han apostado por el I+D y que han tenido un plan de desarrollo a medio y largo plazo, no tiene problemas críticos de desempleo. Muy pocos se centraron en exponer ideas realmente prácticas y de reacción rápida y factible.


Básicamente a medio plazo, no podemos sostener el estado de bienestar que queremos, es evidente la necesidad de cambiar los dirigentes políticos con personas más preparadas y menos corruptas, de manera que se realizara unas reformas financieras, económicas y judiciales que sacaran al país de la crisis, es indudable que este proceso puede llevar las soluciones a diluirse en el tiempo. Hay que centrarse en pocas y que ofrezcan la mayor garantía de efectividad. Hace 20 años, entrabas en alguna empresa con la idea de que allí te jubilabas. Todo esto ha saltado por los aires, es una tendencia en todo el mundo y en cualquier sector. Los profesionales, durante nuestra vida laboral, tal vez tengamos que cambiar de sector, y tal vez de profesión.


Aportar un método para analizar y decidir el futuro de nuestra carrera en un entorno de cambio constante. Sumar el conocimiento de las tendencias del mercado laboral, el auto-conocimiento personal, potenciar la creatividad personal y con toda esa información conseguir la especialización dentro de una organización. Hay que enseñar que el que monta un negocio no es un hombre que tiene mucho dinero si no un hombre con ideas que procura hacer investigación de mercado y se esmera para tener una visión del mismo. La senda de la recuperación tiene que trabajar más en mejorar la educación, reducir los trámites burocráticos y cambiar los impuestos y asimilarlo a los procesos de mejoras globales, más medianas empresas y coordinación y gestión de las infraestructuras comunes de la sociedad.


Reactivar la financiación para los emprendedores y las empresas, ayudas para la contratación, me refiero a bonificaciones en las cuotas de la seguridad social. Facilidades para la creación de nuevas empresas, simplificación de trámites para la apertura de negocios. Más cursos y mejoras en la formación de desempleados, es imprescindible y cuanto más mejor, cualquier tipo de formación debería de estar al alcance de cualquier  desempleado. Tenemos que tener en cuenta que la cultura de resignación, esta actitud, nos hace ser débiles. Los cambios también empiezan por uno mismo, si dejamos de lado esta resignación lograremos todo lo que nos propongamos porque somos profesionales que podemos mostrar un gran potencial y muchos recursos.


Un buen asesoramiento sobre el mantenimiento de la Empresa puede ser muy válido, es más una consideración con los que por diversas causas tienen que cerrar su negocio. Las formulas tradicionales de atraer inversiones industriales y promover el empreendimiento con apoyo público-privado y formación en serio de los nuevos empresarios para minimizar los fracasos, no están agotadas. Su aplicación se basa en profesionalizar y no politizar a los responsables.


En economía se dan pocos milagros, sin re-activación de la misma, no hay activación del empleo y ésta re-activación está firmemente ligada al consumo. Como éste depende del dinero que se gasta en el consumo tenemos dos opciones; o pagamos más a los que trabajan confiando que consuman más, o bien aumentamos la producción de forma planificada y con estrategias diseñadas con miras no solo al consumo interior sino a la exportación, así de esta manera nos permita volver a aumentar el consumo.


Hay que detonar positivamente el optimismo empresarial y social. Dejar de poner parches y si arriesgar en soluciones prácticas, no parece que haya soluciones eficientes a medio plazo, hay que dejar de obstaculizar con tasas, impuestos, burocracias y trámites que sirven para mantener a esas mismas burocracias. El problema es que el estado es una estructura "auto complaciente" y se quiere presentar siempre como actor y mediador imprescindible, acaparado recursos y omnipresente en la vida de los ciudadanos. Este enfoque vital es bastante incompatible con querer un sector económico vibrante. Bajar el Impuesto de Sociedades y en general librar de cargas a la sociedad, eliminando además los incentivos, como subvenciones, que distorsionan el mercado extremadamente y crean incentivos falsos.


Pienso que todo profesional y persona con deseo de ser libre financieramente debe ser independiente e iniciar su propio empreendimiento, utilizando Internet y así crear una de las mejores soluciones a las crisis que afectan globalmente. Una buena pregunta es la mitad de la respuesta, Y una buena respuesta evita malas preguntas. Soluciones e iniciativas solo serán soluciones si se ponen en marcha. Es decir, que no nos podemos quedar sentados a verlas venir. La pro-actividad, aportar, crear y generar entre todos los profesionales para adaptarnos a los nuevos tiempos. Fomentar los cambios en las instituciones y la sociedad.

SIEMPRE TIENES MÀS QUE HACER, QUE PENSAR

A veces tengo buenos defectos y a veces malas virtudes, como todo el mundo.
Un día para aprender, es un día de Sabiduria en tu vida.
Aprende!, mientras el tiempo sigue pasando por tus conocimientos.



Se ennoblece la vida:

Cultivando tres cosas: La bondad, la sabiduría y la amistad.

Buscando tres cosas: La verdad, la filosofía y la comprensión.

Amando tres cosas: La caballerosidad, el valor y el servicio.

Gobernando tres cosas: El carácter, la lengua y la conducta.

Apreciando tres cosas: El honor, los amigos y los débiles.

Admirando tres cosas: El talento, la dignidad y la gracia.

Excluyendo tres cosas: La ignorancia, la ofensa y la envidia.

Practicando tres cosas: El trabajo, la lealtad y la justicia.

Combatiendo tres cosas: La mentira, el ocio y la calumnia.

Conservando tres cosas: La salud, el prestigio y el buen humor.