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sábado

ÉTICA NA ASSESSORIA

“A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”.


A moral é sinônimo da ética, conjunto de normas comportamentais dos homens que são aprovadas pela sociedade. A ética não é somente uma questão de conveniência, mas também uma condição necessária para a sobrevivência da sociedade.

FORMAÇÃO DOS CONCEITOS ÉTICOS - 5 TEORIAS
  • Teoria do fundamentalismo - conceitos extraídos de fontes externas ao ser humano.
  • Teoria do utilitarismo (Jeremy Bentham e John Stuart Mill) - conceito ético baseado no maior bem para a sociedade como um todo. “Maior bem”- tamanho e não nº de pessoas.
  • Teoria kantiana (Emmanuel Kant) - conceito ético que defende que cada um deve se comportar conforme os princípios universais.
  • Teoria contratualista (John Locke e Jean Jacques Rousseau) - pressuposto de que o ser humano assumiu com seus semelhantes o compromisso de se comportar de acordo com as regras morais para poder conviver em sociedade.
  • Teoria do relativismo - cada pessoa deveria decidir sobre o que é ou não ético, baseado nas suas próprias convicções e na sua própria concepção do bem e do mal.

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
O que é Natural e justo para uma coletividade?
Moral do oportunismo
- Celebrada pela “esperteza” de seus procedimentos como o jeitinho, o calote, a trapaça, a bajulice, etc.;
- Valoriza o enriquecimento rápido e o egoísmo e acredita que o proveito pessoal move o mundo
Moral da Integridade
- Edificante e convencional, com retórica pública;
- Difundida nas Escolas, Igrejas, Tribunais, Mídia.
- Princípios que, por definição, valem para todos.

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
O importante não é saber se a empresa dispõe de uma “essência moral”, mas se as conseqüências de suas decisões são ou não benéficas para a maioria de suas contrapartes.

Daí o risco para a empresa em orientar-se exclusivamente pela idéia de maximizar os lucros, sobretudo numa sociedade em que o capitalismo social se consolida e em que a mídia assume um papel extremamente ativo.
ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Nem sempre as decisões podem ser tomadas facilmente, considerando-se interesses individuais da entidade e sua responsabilidade social. Deve-se considerar que a mão invisível do mercado e sua ação disciplinadora estarão avaliando:
- o que afeta o meio ambiente;
- efeitos colaterais dos produtos nos consumidores;
- como as políticas corporativas atingem empregados e clientes.
Repousam aí as dificuldades dos problemas éticos contemporâneos das empresas: Como perseguir a maximização do lucro sem ferir os interesses.

ÉTICA ENTRE ORGANIZAÇÕES
As empresas competitivas operam num horizonte de longo prazo e a ganância ou a sedução por vantagens imediatas pode ser fatal:
- Espionagem industrial detectada e Apropriação de segredos industriais
- Demissão do diretor de compras e Seu indiciamento pela promotoria pública;
- Indenização, Compromisso de compras, Comissões, Subornos, outros pagamentos ilícitos

A natureza das empresas não é amoral, pois suas atividades não pairam acima do bem e do mal. As empresas não mais desempenham apenas uma função econômica, mas também uma função ética. Cada vez mais as decisões e as ações empresariais ficam submetidas ao crivo de uma cidadania disposta a retaliar as empresas que abusam da confiança e da credulidade de suas contrapartes. O que acontece quando produtos deixam de ser confiáveis?

ÉTICA; ORGANIZAÇÕES X EMPREGADOS
Exemplo 1
Fato: Desvio de produtos que saem da fábrica sem qualquer identificação:
Fato: Prejuízo estimado em milhões de $$$
Fato: Demissão dos diretores e gerentes;

Exemplo 2
Fato: Furto de mercadorias, manipulação na concessão de bonificações e de descontos para distribuidores:
Fato: Prejuízo estimado em milhões de $$$
Fato: Demissão dos diretores e gerentes;

Exemplo 3
Fato: Uso de notas frias para adulterar o valor das compras
Fato: Quadrilha formada por empregados e fornecedores
Fato: Prejuízo estimado em milhões de $$$
Fato: Demissão dos diretores e gerentes;
Fato: Cancelamento contratos com os fornecedores envolvidos

ÉTICA ENTRE EMPREGADOS DA ORGANIZAÇÃO
Entre as atitudes antiéticas relativas aos empregados, estão:
·         A discriminação na contratação, entre sexos ou preferências sexuais.
·         A discriminação na contratação com deficientes físicos, relativos à idade física.
·         A discriminação na contratação com a etnia, credo, preferências políticas e esportivas.
·         A discriminação na contratação com a segurança, saúde e higiene no trabalho.
Uma empresa somente terá um comportamento ético se seus diretores e colaboradores assim o forem. O único lucro moralmente aceito é obtido com ética.

ÉTICA ENTRE ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE
Diante de todo evento, pergunta-se:
·         Tal ação é moral para quem?
·         Para a coletividade ou para um agente individual?
·         Se for para a coletividade, de qual delas falamos?

Assim, avalia-se:
Conseqüências - que deveriam promover o máximo bem do maior número de pessoas, e/ou seus Propósitos - que a coletividade reputa como bons.

ÉTICA ENTRE ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE
Desfalques em empresas;
Dívidas fiscais fraudadas;
Propinas/subornos;
Tráfico de informações;
Pirataria intelectual e de produtos;
Fraude nos pesos e medidas;
Fraude em balanços de empresas;
Doações ilícitas a campanhas eleitorais;
Manobras financeiras para valorizar/rebaixar ações;

PROBLEMAS ÉTICOS
Fraude por parte dos administradores;
Empresa incentiva funcionários e mercado a compras ações da companhia;
Administradores se aproveitam para realizar lucros nos momentos pré-desastre;
Falha em não exigir consolidação das companhias;
Continua-se a recomendar a empresa mesmo após anúncio de prejuízos;
Administradores confirmam ter destruído documentos;

ÉTICA - CONCLUSÃO
O assessor é o que mais está sujeito a ver, informar e denunciar esquemas espúrios já que sua atividade está intimamente ligada com os processos das empresas, com apuração de procedimentos, e conseqüentemente, exibe dados que geram opções e diversos encargos.



A Ética deve construir um estado de espírito; mas este depende, basicamente, da Inteligência Emocional, razão pela Qual, se desejamos progressos essenciais em nós mesmos, é preciso também, conversar conosco e agir com terceiros como desejaríamos que agissem conosco.

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