“A ética é a teoria ou ciência do
comportamento moral dos homens em sociedade”.
A moral é sinônimo da ética, conjunto de
normas comportamentais dos homens que são aprovadas pela sociedade. A ética não
é somente uma questão de conveniência, mas também uma condição necessária para
a sobrevivência da sociedade.
FORMAÇÃO DOS
CONCEITOS ÉTICOS - 5 TEORIAS
- Teoria do
fundamentalismo - conceitos extraídos de fontes externas ao ser humano.
- Teoria do
utilitarismo (Jeremy Bentham e John Stuart Mill) - conceito ético baseado
no maior bem para a sociedade como um todo. “Maior bem”- tamanho e não nº
de pessoas.
- Teoria
kantiana (Emmanuel Kant) - conceito ético que defende que cada um deve se
comportar conforme os princípios universais.
- Teoria
contratualista (John Locke e Jean Jacques Rousseau) - pressuposto de que o
ser humano assumiu com seus semelhantes o compromisso de se comportar de
acordo com as regras morais para poder conviver em sociedade.
- Teoria do
relativismo - cada pessoa deveria decidir sobre o que é ou não ético,
baseado nas suas próprias convicções e na sua própria concepção do bem e
do mal.
ÉTICA NAS
ORGANIZAÇÕES
O que é Natural e justo para uma
coletividade?
Moral
do oportunismo
- Celebrada pela “esperteza” de seus
procedimentos como o jeitinho, o calote, a trapaça, a bajulice, etc.;
- Valoriza o enriquecimento rápido e o
egoísmo e acredita que o proveito pessoal move o mundo
Moral
da Integridade
- Edificante e convencional, com
retórica pública;
- Difundida nas Escolas, Igrejas,
Tribunais, Mídia.
- Princípios que, por definição, valem
para todos.
ÉTICA NAS
ORGANIZAÇÕES
O importante não é saber se a empresa
dispõe de uma “essência moral”, mas se as conseqüências de suas decisões são ou
não benéficas para a maioria de suas contrapartes.
Daí o risco para a empresa em
orientar-se exclusivamente pela idéia de maximizar os lucros, sobretudo numa
sociedade em que o capitalismo social se consolida e em que a mídia assume um
papel extremamente ativo.
ÉTICA NAS
ORGANIZAÇÕES
Nem sempre as decisões podem ser tomadas
facilmente, considerando-se interesses individuais da entidade e sua
responsabilidade social. Deve-se considerar que a mão invisível do mercado e
sua ação disciplinadora estarão avaliando:
- o que afeta o meio ambiente;
- efeitos colaterais dos produtos nos
consumidores;
- como as políticas corporativas atingem
empregados e clientes.
Repousam aí as dificuldades dos
problemas éticos contemporâneos das empresas: Como perseguir a maximização do
lucro sem ferir os interesses.
ÉTICA ENTRE
ORGANIZAÇÕES
As empresas competitivas operam num
horizonte de longo prazo e a ganância ou a sedução por vantagens imediatas pode
ser fatal:
- Espionagem industrial detectada e Apropriação
de segredos industriais
- Demissão do diretor de compras e Seu
indiciamento pela promotoria pública;
- Indenização, Compromisso de compras, Comissões,
Subornos, outros pagamentos ilícitos
A natureza das empresas não é amoral,
pois suas atividades não pairam acima do bem e do mal. As empresas não mais
desempenham apenas uma função econômica, mas também uma função ética. Cada vez
mais as decisões e as ações empresariais ficam submetidas ao crivo de uma
cidadania disposta a retaliar as empresas que abusam da confiança e da
credulidade de suas contrapartes. O que acontece quando produtos deixam de ser
confiáveis?
ÉTICA;
ORGANIZAÇÕES X EMPREGADOS
Exemplo 1
Fato: Desvio de produtos que saem da
fábrica sem qualquer identificação:
Fato: Prejuízo estimado em milhões de
$$$
Fato: Demissão dos diretores e gerentes;
Exemplo 2
Fato: Furto de mercadorias, manipulação
na concessão de bonificações e de descontos para distribuidores:
Fato: Prejuízo estimado em milhões de
$$$
Fato: Demissão dos diretores e gerentes;
Exemplo 3
Fato: Uso de notas frias para adulterar
o valor das compras
Fato: Quadrilha formada por empregados e
fornecedores
Fato: Prejuízo estimado em milhões de
$$$
Fato: Demissão dos diretores e gerentes;
Fato: Cancelamento contratos com os
fornecedores envolvidos
ÉTICA ENTRE
EMPREGADOS DA ORGANIZAÇÃO
Entre as atitudes antiéticas relativas
aos empregados, estão:
·
A
discriminação na contratação, entre sexos ou preferências sexuais.
·
A
discriminação na contratação com deficientes físicos, relativos à idade física.
·
A
discriminação na contratação com a etnia, credo, preferências políticas e
esportivas.
·
A
discriminação na contratação com a segurança, saúde e higiene no trabalho.
Uma empresa somente terá um
comportamento ético se seus diretores e colaboradores assim o forem. O único
lucro moralmente aceito é obtido com ética.
ÉTICA ENTRE
ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE
Diante de todo evento, pergunta-se:
·
Tal
ação é moral para quem?
·
Para
a coletividade ou para um agente individual?
·
Se
for para a coletividade, de qual delas falamos?
Assim, avalia-se:
Conseqüências - que deveriam promover o
máximo bem do maior número de pessoas, e/ou seus Propósitos - que a coletividade
reputa como bons.
ÉTICA ENTRE
ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE
Desfalques em empresas;
Dívidas fiscais fraudadas;
Propinas/subornos;
Tráfico de informações;
Pirataria intelectual e de produtos;
Fraude nos pesos e medidas;
Fraude em balanços de empresas;
Doações ilícitas a campanhas eleitorais;
Manobras financeiras para
valorizar/rebaixar ações;
PROBLEMAS ÉTICOS
Fraude por parte dos administradores;
Empresa incentiva funcionários e mercado
a compras ações da companhia;
Administradores se aproveitam para
realizar lucros nos momentos pré-desastre;
Falha em não exigir consolidação das
companhias;
Continua-se a recomendar a empresa mesmo
após anúncio de prejuízos;
Administradores confirmam ter destruído
documentos;
ÉTICA -
CONCLUSÃO
O assessor é o que mais está sujeito a ver,
informar e denunciar esquemas espúrios já que sua atividade está intimamente
ligada com os processos das empresas, com apuração de procedimentos, e conseqüentemente,
exibe dados que geram opções e diversos encargos.
A Ética deve construir um estado de
espírito; mas este depende, basicamente, da Inteligência Emocional, razão pela
Qual, se desejamos progressos essenciais em nós mesmos, é preciso também,
conversar conosco e agir com terceiros como desejaríamos que agissem conosco.
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