O que é SEO?
Entenda o que é SEO e como é
aplicado
Sites de busca, também chamados
de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou
simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura de informações
por todo o tipo de usuários da internet. A sua importância comercial torna-se
evidente. Aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o
sucesso ou fracasso de uma empresa. Isso é válido não apenas para empresas de
e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para
qualquer negócio onde os potenciais clientes utilizam-se da internet para
buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços.
O que é SEO, então? SEO é um
conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais
amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no
conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados
orgânicos.
QUEM FAZ SEO?
A própria empresa - SEO inhouse.
Entendendo a importância estratégica de um trabalho de SEO, diversas empresas
desenvolvem o conhecimento interno de SEO em suas áreas de marketing e TI para
otimizar os seus sites.Quanto maior o número de pessoas e áreas envolvidas no processo,
mais conteúdo relevante e único será gerado para alimentar a fome insaciável do
Google.
Agências especializadas - SEMs.
Muitas empresas não possuem profissionais qualificados ou recursos para tocar
programas bem-sucedidos de SEO. Os algoritmos do Google estão em constante
evolução e a maioria das empresas possui outras prioridades que precisam ser
atendidas, tornando mais difícil manter-se a par de todas as novidades no mundo
SEO. Essas empresas contratam então agências especializadas em SEO, que
oferecem serviços de consultoria ou implementação SEO. Elas desenvolvem e
implementam toda a estratégia de SEO ou tornam-se consultoras de empresas que
desejam adquirir o conhecimento necessário para desenvolver a sua estratégia de
SEO in-house.
Vantagens e desvantagens de SEO
in-house
Existem diversos pontos a se
considerar antes de decidir entre os dois modelos (SEO in-house ou
terceirizado). Uma estratégia de SEO in-house possui a vantagem de ser tocada
por pessoas da própria empresa, que conhecem muito bem o negócio, os pontos
fortes e fracos, concorrentes, etc. Por outro lado, é difícil para uma empresa
ter o mesmo nível de conhecimento daquelas que são especializadas em SEO. Essas
agências costumam ter acesso a informações atualizadas dos próprios buscadores
que outras empresas geralmente não possuem.
Seja qual for o modelo, é
importante que exista na empresa que deseja ter o seu site otimizado uma pessoa
que coordene todos os esforços para aperfeiçoar o seu site, agrupando as
informações fornecidas pelas áreas de TI, marketing, vendas e produto.
RESULTADOS NATURAIS OU ORGÂNICOS
Entenda como um site pode
aparecer nos resultados de busca do Google
A área central da tela de
resultados do Google mostra os resultados naturais, também conhecidos como
resultados orgânicos, relacionados à palavra-chave digitada pelo usuário. O
Google mostra 10 resultados naturais a cada busca efetuada (este número pode
ser alterado nas opções de preferência de pesquisa).
No final da página, é possível
continuar à procura de mais resultados, até atingir o número estimado de
resultados para aquele termo. Vale lembrar que 75% dos usuários não passam da
primeira página e essa tendência tende a se acentuar à medida que o Google
aprimore seus algoritmos.
QUEM APARECE NOS RESULTADOS
A cada conjunto de palavras-chave
digitado no Google, ele pesquisa em seu índice as páginas de sites relacionadas
ao termo informado. Por meio de um algoritmo que envolve aproximadamente 200
variáveis, disponibiliza-se em uma fração de segundos os resultados
classificados por relevância. O algoritmo do Google é atualizado e evolui
constantemente para oferecer resultados cada vez mais relevantes aos usuários.
O segredo por trás do algoritmo do Google pode ser comparado ao segredo da fórmula
da Coca-Cola, tal a importância que ele adquiriu na última década.
QUEM NÃO APARECE NOS RESULTADOS
O Google classifica e exibe nos
resultados sites que foram rastreados pelo Googlebot, indexados e armazenados
em seus servidores. O fato de um site não aparecer para determinada busca, não
significa que ele não está indexado. Essas são algumas das causas para que
sites não apareçam nos resultados:
O site foi criado há pouco tempo,
e ainda não foi indexado pelo Google;
O site não possui nenhum link
externo apontado para ele, e o Google não tem como descobrí-lo;
O site está indexado pelo Google,
mas aparece mal classificado, por ter baixa relevância em relação aos termos
digitados;
O site foi escrito em flash, java
ou alguma linguagem que dificulte a indexação de seu conteúdo;
O site foi penalizado pelo
Google, removido do índice ou aparece apenas em posições inferiores.
Para checar se um site está indexado,
digite no campo de busca do Google:
"site:www.o-seu-site.com",
substituindo "o seu site", pelo domínio a ser pesquisado. Assim, você
verá as páginas que o Google armazenou em seu índice. Se a resposta for a
mensagem: "Sua pesquisa - site:www.o-seu-site.com. - não encontrou nenhum
documento correspondente", significa que, de fato, ele não foi indexado
pelo Google e não aparecerá para qualquer busca.
Para um site aparecer na busca de
determinada palavra-chave, é importante que o Google tenha essa palavra no seu
índice. Por exemplo, se quiser saber se um site está elegível para aparecer
para a palavra "sapatos azuis", digite site:www.o-seu-site.com
"sapatos azuis" na busca do Google e veja se algum resultado é
encontrado.
QUAIS SITES APARECEM NA PRIMEIRA
PÁGINA?
Já sabemos quem aparece e quem
não aparece nos resultados. Em uma pesquisa com 281.000 resultados,
aproximadamente, para a palavra-chave informada, são 281.000 páginas na
internet que competem para aparecer na primeira página do Google para tal
busca.
Como o Google define o
posicionamento desses 281.000 resultados? Quem está elegível a aparecer na
primeira página? Com a combinação de 200 variáveis, o algoritmo do Google elege
as páginas mais relevantes à busca realizada.
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