Insignia identificativa de Facebook

jueves

DICAS PARA LIDAR COM A DESMOTIVAÇÃO NO TRABALHO

O sucesso no trabalho em uma empresa normalmente é motivo de celebração. Neste período também é comum que os profissionais se sintam motivados. Mas, passado algum tempo, as tarefas podem se tornar tediosas, o trabalho cai na rotina e entra em cena o fantasma da desmotivação. Em geral, a desmotivação surge quando as necessidades ou objetivos do profissional não estão sendo satisfeitos.

Para alguns, as necessidades são básicas como pagar a comida e o aluguel. Assim, estarão mais preocupados com a remuneração e com o emprego, mantendo o desempenho e a motivação necessária para isso. Os que já atingiram o patamar das necessidades básicas vão querer um trabalho que traga satisfação pessoal. Algo que realmente gostam de fazer.

Acomodação ou desmotivação - Muitos colaboradores não buscam fazer um trabalho diferenciado e criam um ciclo vicioso na relação acomodação e desmotivação. que afetam a produtividade no trabalho


SINTOMAS
O primeiro sintoma de desmotivação é a falta de comprometimento com prazos, horários, participação em reuniões, silêncio e ausência de ideias. O profissional desmotivado se torna apático, sem entusiasmo. Passa a adotar um comportamento de intrigas, pois as energias não estão voltadas para a realização das tarefas que precisam ser executadas. Nessa situação, a energia é dirigida para o lado negativo de tudo que vê.

Os profissionais desmotivados devem ficar atentos, pois passam a entregar o trabalho sem qualidade, começam a receber avaliações negativas e podem comprometer seriamente sua carreira. Há casos em que as atitudes do chefe também podem gerar desmotivação. "Algumas pessoas não estão preparadas para liderar: dão ordens excessivas, elevam o tom de voz, não assumem os erros cometidos pela equipe e tem medo de tomar decisões. Isso reflete no trabalho dos subordinados que perdem a motivação pelo trabalho.

O bom líder é aquele que sabe gerar o estímulo correto para que os subordinados tenham motivação. Mas o seu chefe não pode fazer com que você se sinta motivado. Essa responsabilidade é do profissional.

MANTENHA-SE MOTIVADO
- Esteja sempre disposto a encarar desafios;
- Se envolva nos objetivos da empresa;
- Estabeleça uma boa comunicação com a equipe;
- Seja proativo nas ações para eliminação dos problemas.
- Foque sempre na solução e não no problema.

HORA DE SAIR
Se a situação permanecer insustentável mesmo depois de tentar recuperar a motivação, talvez seja mesmo o momento de pensar em mudar de emprego. Tente fazê-lo pela porta da frente antes que seu desempenho despenque a um nível abissal.

É melhor sair como um excelente profissional, sem deixar cair a performance nem ter a imagem desgastada,  porque Vivemos muito da imagem que construímos, e um momento de baixa pode implicar um descarrilamento irreversível na carreira.

DEMITA OS DESMOTIVADOS
Muita gente diz que funcionário tem de vestir a camisa da empresa. Aqui, todos são motivados, do diretor ao ajudante do almoxarifado. Acho extremamente desgastante ficar tentando motivar quem não está interessado em ser motivado. Concentro esforços para encontrar os felizes e deixo os outros para a concorrência.

Estou sempre me perguntando quem deve continuar comigo nos próximos cinco anos. Não adianta querer enxergar muito, além disso, pois as pessoas mudam. As que são ideais hoje nem sempre serão amanhã. Também faço questão que me admirem e respeitem. O funcionário não precisa gostar de mim e isso é bom, pois assim também não preciso gostar dele. Quero uma equipe com discordâncias e sentimentos. Quero gente de verdade esse é um dos principais ingredientes da receita para empreender.



ATITUDES EFICAZES PARA EQUIPE DE TRABALHO DESMOTIVADA
Sua equipe de trabalho anda produzindo pouco e cada dia mais desmotivada?
O ambiente de trabalho está pesado?

Se você é um bom líder, sabe que precisa mudar esse quadro, pois, se tudo continuar como está, a tendência é piorar. Então, é hora de agir e motivar a sua equipe!

1) Seja claro e direto
O primeiro passo é conversar com toda a sua equipe. Mostre os resultados (seja através de números, gráficos ou planilhas) e explique como a produtividade da empresa anda diminuindo.
Melhor ainda é chamar um por um de sua equipe e conversar de forma humilde, mas direta. Assim, você vai perceber quais são os membros de sua equipe que estão mais desmotivados e o motivo disso. Além disso, algum deles pode acabar lhe dando uma boa idéia para resolver o problema da equipe. Já pensou nisso?

2) Recompense os bons funcionários
Em muitas organizações, os funcionários ficam desmotivados por saberem que não vão receber nenhuma recompensa pelo seu esforço. Então, para motivar a sua equipe, o ideal talvez seja oferecer um bônus a seus funcionários, de acordo com o desempenho de cada um. Assim, cada pessoa pode se sentir mais animado para trabalhar e se superar. E a equipe inteira sai ganhando!.

Sua equipe pode estar desmotivada porque os funcionários acreditam que não serão recompensados por bom trabalho. Neste cenário, é indiferente para o empregado apresentar, ou não, um bom desempenho. Isto é péssimo para sua empresa, porque inibe a inovação e o esforço da equipe de conseguir resultados excepcionais.

Uma forma de resolver essa situação é recompensar sempre o trabalho que seja acima da média. Bônus ao alcançar certas metas, dias de folga ou até mesmo prêmios, são maneiras de gratificar os funcionários. Outra recompensa, bastante subestimada nas empresas, é um simples elogio público para um colaborador.

Algumas vezes a equipe pode estar desmotivada, porque não recebe um reconhecimento eficiente do bom trabalho que cada um desempenha. Sempre premie o trabalho que for acima da média. A falta de comunicação ou a comunicação feita de maneira ineficiente também podem frustrar seus colaboradores, que não entendem com clareza o que precisam fazer e seu papel nos objetivos da empresa. Sempre comunique-se de forma clara.

Para motivar a sua equipe, é preciso que você, como líder, tenha paciência, saiba observar as pessoas para estimular seus funcionários e mudar a situação da sua equipe. Motivação é essencial dentro de qualquer organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

3) Comunicação é essencial
Sempre converse com a sua equipe e vá observando se existem “panelinhas” que criam situações desconfortáveis dentro da organização. Se você puder, desfaça os grupos, monte sub-equipes em times diferentes, para desfazer as “ilhas” e fazer todo mundo interagir melhor. Se o caso for mais grave, e de repente existirem fofocas e coisas mais pesadas sendo feitas, então pode ser necessário intervir de uma forma mais dura.

Descobrir quem está causando os desentendimentos na empresa, nesse caso, é algo que pode ajudar a encerrar a fonte dos problemas. Você pode fazer isso através de uma confrontação direta, ou negociações.
Não precisa ser necessariamente agressivo… Mas sim direto, claro e objetivo. 

Demonstre suas expectativas como líder sobre o que é um comportamento aceitável para um colaborador, e convide-o para sair da equipe, caso o colaborador “problemático” não esteja de acordo com os termos do grupo. E, se for necessária uma atitude mais enérgica, demita!. É melhor ter um a menos do que uma equipe inteira envenenada e desmotivada.

A causa da falta de motivação da equipe pode estar na falta de clareza sobre o trabalho que deve ser desenvolvido. Se as pessoas não sabem exatamente o que devem fazer no dia a dia e qual é a função do seu trabalho para os objetivos globais da empresa elas tendem a ficar extremamente frustradas.

O ideal é ser sempre o mais claro possível e se comunicar constantemente com seus colaboradores. Use os mecanismos de comunicação interna (como memorandos, e-mails e mensagens eletrônicas), mas encontre sempre tempo para uma conversa olho no olho. Procure ouvir ativamente e entender quais são as dificuldades e insatisfações dos seus funcionários. E, o mais importante, apresente soluções para as demandas que forem reportadas.

4) Tire todos da zona de conforto
A rotina de uma empresa, se mantida por muito tempo, coloca as pessoas no piloto automático. Isso deixa os seus funcionários parecendo robôs e a produtividade não aumenta. Para acabar com o marasmo, seja criativo: faça uma comemoração em um final de semana, tire fotos e se aproxime mais de sua equipe.
Montar uma boa equipe é muito mais do que reunir funcionários competentes e com bons currículos. Você precisa dar estrutura de trabalho e guiá-los para apresentar bons resultados para a empresa. Tem suas mãos um time desmotivado, acomodado no trabalho e que não busca a inovação?

5) Capacite os funcionários
Uma excelente maneira de motivar sua equipe é apresentando conhecimentos, técnicas e idéias que sejam diferentes das aplicadas no dia a dia. A capacitação é muito eficiente porque traz para sua empresa novos ares e metodologias diferentes das que seus funcionários estão acostumados.

Os treinamentos podem ser internos, trazendo um professor para dentro da sua empresa, ou externos, quando você envia um ou mais membros da sua equipe para um curso em outra instituição. Seja qual for o método escolhido, estimule os funcionários a utilizar, no dia a dia, o que foi aprendido, este procedimento melhorará os processos de trabalho.

6) Envolva a equipe na tomada de decisões
Quando sua equipe é envolvida no processo de tomada de decisões você aumenta a responsabilidade, estimulando um papel mais ativo de cada um. Apresente cenários completos para os funcionários e busque saber o que cada um entende do projeto como um todo. Com isso você cria um ambiente de gestão participativa, onde a equipe possui parte do poder de decisão.

Porém, lembre-se: gestão participativa não é o mesmo que congestão. A responsabilidade final sobre cada uma das decisões sempre vai recair no gerente de projetos.


Você está realmente preparado para fazer sua equipe ter um salto de produtividade, foco e eficácia? Aprenda como motivar uma equipe, e sua carreira como líder está segura. Não se esqueça disso! Seu sucesso e multiplicar o seu próprio talento como um verdadeiro gestor de equipes.

martes

VALORES SOCIALES Y CORRUPCIÓN

En Brasil está entrando una fuerte corriente anti gubernamental, se enlaza con trazos del pasado de la época dictatorial y la desilusión de las nuevas generaciones que nacen, conviven y se convierten en pasto de la gran hoguera de la corrupción. No se puede decir que esta corrupción es una abuela jubilada que todavía está latente en la sociedad, (según palabras de la presidente Dilma Yussef).

Para alcanzar cotas de credibilidad y aceptación por parte de los brasileños para con todos los errores de lideranza, empresarios encunados en grandes esferas políticas, hay que dar prioridad a soluciones tangibles, demostrando que realmente se está llevando los plazos de os planes trazados, La presidenta se esta jugando su puesto y su carisma por culpa de varios sectores de la clase alta y media. Y estos solo harán con la presidenta lo que Pilatos hizo hace años.


Con riesgo de tener la presión dentro de la Cámara de los Diputados y el congreso hirviendo por acallar a un pueblo que esta dolorosamente cansado de ser manipulado y llevado por rutas erróneas, Dilma Yussef debería dar un golpe de efecto más concreto y más efectivo que el de recordar que ella fue víctima de la Dictadura, y más aun delante de esta generación nacida entre los años 80 y 90 que son el baluarte de los nuevos brasileños que deberán prestar cuentas en los próximos años, si es que se puede mantener el estatus de conformismo y confortabilidad.


Inyectar valores sociales y medio ambiental, pasa por una re-educación enfocada a que estas personas sepan que la política no es mantener la corrupción a raya y si fortalecer los valores sociales de la población.