O
seu pessoal do recursos humanos sai para uma rodada de entrevistas com os líderes e
supervisores, chegando até os empregados, verificando as necessidades de
treinamento que eles enxergam ou propõem. Estas necessidades são consolidadas
das mais diversas formas possíveis e é feito um orçamento.
O
treinamento nunca é abandonado, tanto que apesar do orçamento cortado, treinará mais pessoas este ano do que no ano passado. O rodízio de demissões e admissões
vira familiar. Cada vez mais se treina na sua empresa, mas os resultados não
aparecem. Isso acaba tendo reflexos nos dois lados: a sua empresa não atinge os
objetivos desejados, e o treinamento vira, efetivamente, um problema, pois não soluciona
como era esperado, o problema do desempenho.
É
necessário fazer um diagnóstico de desempenho, não somente de competências. Um
diagnóstico entre o que está acontecendo na sua empresa e o que ela tem como
expectativa. Desse diagnóstico brotam soluções, tanto para a correção de problemas
como para possíveis inovações.
Por que você e sua empresa não obtêm o desempenho efetivo? Para ver o conceito de efetivo que utilizamos Eficaz, Eficiente Ou Efetivo. Correção
de problemas é voltar à normalidade, inovação
é dar um salto positivo no desempenho. Volta
à normalidade e dar saltos positivos no desempenho parecem um "back to the right work". O
desempenho de qualquer empregado deve ser analisado ou dividido em três partes:
-
Lacunas em Conhecimento, Habilidades e Atitudes:
Há
alguma lacuna entre os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes necessárias para o
desempenho excelente e os Conhecimentos, Habilidades e Atitudes disponíveis
para a execução de uma tarefa. Esta
é uma das responsabilidades do recursos humanos: diminuir as lacunas entre as competências
necessárias ao desempenho e as competências existentes. O
treinamento pode ser uma solução, outra pode ser recrutar no mercado pessoas
com as competências desejadas.
-
Lacunas motivacionais:
Há
barreiras motivacionais que podem impedir o desempenho excelente, por
exemplo: o empregado é cobrado e elogiado por atividades e tarefas não
previstas inicialmente, afastando-o de sua atividade ou tarefa necessária. Ou
ainda: há premiações que incentivam os funcionários competirem entre si, mas o
espírito de equipe é necessário para alcançar o desempenho empresarial
esperado.
De
quem é a responsabilidade pela quebra de barreiras? À falta de sintonia e de
foco das premiações, incentivos, benefícios e reforços com os resultados
esperados? Quem oferece o levantamento das necessidades de Treinamento.
-
Lacunas ambientais ou sistêmicas:
Este
é um aspecto importantíssimo: inclui a informação, os recursos, as ferramentas,
os equipamentos e os sistemas necessários para o desempenho correto e esperado. Há
casos bastante freqüentes nos quais as condições de treinamento são diferentes
das condições de trabalho: o alicate especial que se usou no treinamento não
existe no trabalho real. Ou ainda, o pessoal de vendas não tem um canal de
comunicação direto com o pessoal do marketing.
O
levantamento das necessidades de Treinamento que é desenvolvida na sua empresa,
trata da pesquisa destas lacunas ambientais ou sistêmicas? De quem é a
responsabilidade por este levantamento?. E isto, ocorre? O pessoal de vendas
culpa o pessoal do marketing, que por sua vez culpa o pessoal de vendas?
A
solução é alinhar as duas equipes com as estratégias e objetivos empresariais,
comprometendo os lideres e supervisores das duas áreas, que devem responder
conjuntamente por metas integradas. A comunicação - troca de informação - entre
as duas áreas tem que ser incentivada e ter o suporte de sistemas de comunicação.
Ou
seja, esta solução passa pela atitude, pela motivação e um sistema de
comunicação. A
falta de motivação de uma equipe pode ser provocada por deficiência em atitude
de liderança de um supervisor, ou gerente, e pela falta de comunicação ou transparência
da empresa:
-
Ele não informa expectativa da empresa com relação ao desempenho esperado da
equipe.
-
Ele não incentiva, nem tampouco provê os meios necessários para que o
desempenho seja factível.
-
Ele não se coloca como facilitador dos empregados para que estes atinjam o
desempenho esperado.
-
Ele não incentiva cada empregado ao desempenho.
-
Ele é um capataz, cobra exaustivamente os empregados, sem orientá-los.
Uma
ressalva importante, muito importante: se o RH não tem o "poder" de
diagnosticar as lacunas motivacionais e as ambientais ou sistêmicas, pode estar
havendo, em sua empresa, algo que fica por baixo do tapete, e nada se resolve.
E o padrão de desempenho vai continuar abaixo da expectativa.
Desta
forma, relatada acima, o treinamento vira realmente um problema. Gasta-se
errado, gasta-se muito e os problemas não se resolvem sozinhos, diminuindo a
auto-estima e o desempenho. Há
uma briga surda de poder entre as diretorias operacionais e a diretoria de RH?
Estas diretorias não são da mesma empresa? Não estão no mesmo barco?
Este
desempenho abaixo da expectativa nada mais é do que falta de produtividade,
diminuição da competitividade da sua empresa. Falta de colaboração, cada uma
trilha o seu próprio caminho. Você quer sua empresa produtiva e competitiva ou
não?. Se
você quiser uma empresa com alto desempenho então diminua as lacunas dos
comportamentos, habilidades e atitudes, as lacunas motivacionais e as lacunas
ambientais ou sistêmicas, continuamente, ao longo do tempo.
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