A realidade da administração das empresas de hoje é muito
diferente das administradas no passado. Aquelas eram mais auto-suficientes que
as de hoje no que diz respeito aos mecanismos de administração interna. O
modelo de administração moderna necessita de conhecimento e aplicação correta
dos princípios técnicos. Há necessidade de combinar os meios e objetivos com
eficiência e eficácia. As empresas, portanto, não desenvolvem programas informáticos
para si mesmos. Buscam em empresas especializadas neste tipo de produto.
Com a onda de especialização, onde cada fornecedor
desenvolve produtos únicos e oferece no mercado às outras empresas, grande
parte delas tem um fornecedor externo para fornecer assessoria para sua própria
administração. As empresas de serviço precisam conhecer melhor as relações
entre quem oferece um serviço e quem recebe. Neste sentido, a empresa tem que
conhecer bem o seu cliente. É consenso na administração de empresas a
preocupação na qualificação de seus funcionários. As qualificadas como de
serviços, muito mais.
Grande parte do conhecimento não é explícita e não está em
forma de manuais. São conhecimentos que se incorporaram nela e pertencem ao
grupo de colaboradores que fazem a empresa ser reconhecida externamente. Este
tipo de conhecimento presente num grupo de colaboradores é a pertença que
identifica a alma da empresa. O cultivo e a busca de conhecimento fazem com que
a empresa acumule sempre mais.
O conhecimento dentro de uma empresa ou de um grupo de pessoas que fazem uma empresa é composto pelos dois tipos, ou seja, o tático e o explícito, no qual estarão interagindo-se e convertendo-se mutuamente. Quando se fala de serviço, tem-se que levar em conta as quatro características principais: Intangibilidade, perecibilidade, inseparabilidade e diversidade. Que em outras palavras poderia ser mais bem explicado: Um serviço não é palpável, não pode ser armazenado, não existe separação entre quem o presta e quem o recebe e, ainda, pode ser feito de maneira distinta todas as vezes.
Não há dúvida da importância do investimento que a empresa deve fazer na parte intelectual dos funcionários. Isso torna a empresa mais competitiva perante os concorrentes. Parte intrínseca na assessoria, parte explícita e parte tácita. Este conhecimento tácito se mostra na experiência de um analista que consegue transferir para o cliente.
A riqueza cognitiva que está na assessoria, em si mesmo, precisa ser externalizada e significar algo, se tornar tácita para os usuários. Mas por outro lado, esta riqueza cognitiva pode voltar a ser explícita na medida em que pode ser documentada em forma de rotinas periódicas próprias de cada setor da empresa. A empresa precisa agregar conhecimento na sua equipe. Uma das maneiras para isso acontecer é buscando aportar conhecimento para a equipe que faz a empresa funcionar. Informatizar é um dos caminhos para melhorar os serviços que o cliente cada vez mais exige. Também não deixa de ser uma questão de sobrevivência e de perpetuidade.
O cliente tem uma gama de alternativas, até porque a oferta
de produtos também cresce. A relação entre preço e serviço oferecido é o que o
mercado consumidor observa. Diante deste
binômio, ele escolhe uma empresa para lhe prestar o serviço. A empresa por
outro lado, na busca de oferecer serviços melhores, busca um consultor para
ajudar a administrar rotinas e para torná-las mais ágeis e com menor custo.
A consultoria promove uma gestão inteligente é especializada
no desenvolvimento e implantação de assessoria para as empresas. O seu produto,
é um assessoria desenvolvida especificamente para administrar, aumentar vendas,
aperfeiçoar e agilizar as rotinas da gerencia. Sua abrangência estende-se desde
a recepção de clientes, passando por pontos de vendas, estoque, eventos e aproximação
entre a gerencia e os colaboradores para celebrarem juntos a decisão pela
implantação dessa assessoria.
Acontece da seguinte maneira: A consultoria prospecta e
atinge o interesse da empresa, ou o esta busca a assessoria. Desta aproximação
pode resultar uma negociação em que o fornecedor oferece seu produto (assessoria
e serviços de suporte) em troca de remuneração financeira. Em caso de acordo da
negociação, a implantação acontece.
No momento em que um analista de suporte, se desloca até o
cliente, assessora e treina os funcionários da empresa. Posteriormente, o
serviço é oferecido e mantido mediante demanda, visitas preventivas ou mesmo
quando algo novo é agregado. A empresa, como parte do processo de fomentar a
criação do conhecimento organizacional, fornece o contexto apropriado para
facilitação das atividades em grupo e para criação e acúmulo de conhecimento em
nível individual. Em outras palavras, a empresa abre suas portas para que o
funcionário tenha todas as condições necessárias para o processo se dar da
melhor maneira possível.
Mas que tipo de conhecimento é repassado no momento em que
ocorre a implantação da assessoria? Este conhecimento não só está no treinamento
em si, mas também no know-how transferido pelos profissionais durante os
treinamentos para a equipe. Uma pesquisa foi feita e foram apontados como
importantes nos treinamentos feitos nas empresas no momento da consultoria:
a) Apurar a forma de trabalho da empresa adaptando eventuais rotinas inadequadas;
a) Apurar a forma de trabalho da empresa adaptando eventuais rotinas inadequadas;
b) Adaptar conhecimentos de outras empresas que possam servir;
c) Levar rotinas novas para as informações correrem de maneira mais inteligente;
d) Adaptar o sistema às rotinas inteligentes já existentes;
e) Levar o conhecimento levando em conta a realidade de cada empresa;
f) Levar vocabulário novo, próprio da empresa, onde não tem;
g) Incorporar na equipe do cliente o espírito da automação como meio para se prestar melhor o serviço ao seu cliente;
h) Abordagem de maneira inteligente para que a informatização seja entendida como algo bom para a empresa e para seus funcionários;
i) Acompanhamento após o sistema estar funcionando para aprimorar detalhes e fortalecer pontos abordados;
j) Visitas técnicas após a implantação têm como objetivo fortalecer o acertado, corrigir o desviado;
k) Trabalhar rotinas básicas, próprias da empresa moderna, onde elas não existem;
l) Levar nova forma de pensar;
m) Levar um raciocínio do procedimento como um todo. Cada funcionário sendo parte de um processo. O acerto de cada parte fará o todo estar correto. Isso faz o funcionário compreender a pequena célula de seu trabalho dentro da grande;
n) Levar conhecimento de informática e de uso da mesma;
o) Levar conhecimento próprio do negócio; sobre controle de procedimentos;
p) Conduzir a equipe para produzir sua porção de trabalho com o menor uso possível de recursos materiais;
q) Executar tarefas com uso de menos material humano;
r) Apresentar modelos de auditoria;
s) Levar conhecimento de integrações de dados com outras ferramentas;
Na pesquisa feita com os clientes abordou-se as Questões seguintes:
1. Conhecimento
dos funcionários nos processos próprios da empresa.
2. Conhecimento
dos funcionários sobre o negócio.
3. Conhecimento
como um todo.
4. Quantos
pontos você acredita ter agregado na sua Empresa
5. Ganho
de segurança nas informações geradas.
É assim demonstrar que os dados que a consultoria processa e
oferece para interpretação administrativa são de alta segurança. E o antes e
depois são bem visíveis, para não deixar dúvidas do ganho. Este ganho na
empresa, que é gerado pelo contato entre a equipe assessor e a empresa no
momento da implantação.
Parte deste conhecimento intrínseco na própria assessoria.
Parte, advindo do assessor, e espalhado pela empresa. A mescla dos dois é que
proporcionam o conhecimento organizacional. Nesta transferência de
conhecimento, a empresa ganha a possibilidade de prestar um melhor serviço, que
conseqüentemente atrairá e fidelizará clientes.
Executará rotinas de maneiras inteligentes gastando menor
quantidade de energia e recursos. o entendimento desta transferência de
conhecimento, conscientiza a empresa da importância de ter pessoal de alto
conhecimento. Suprindo assim a expectativa do cliente empresa. Pode ser
resumida em transferir conhecimento e também de fomentar a capacidade
organizacional da empresa de receber, digerir, acumular, e finalmente compartilhar.
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