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O CIÚME E A IRONIA NO TRABALHO

O CIÚME NO TRABALHO
Os problemas de ciúme no trabalho são mais freqüentes do que parecem. O caso mais comum é o do subordinado que se amargura toda vez que um colega é cortejado pelo chefe.  Torce-se, contorce e retorce quando vê o seu colega conquistando o carinho do patrão.

Os funcionários demasiadamente ciumentos sonham em deter o monopólio das atenções do chefe. E, para tanto, desenvolvem comportamentos inusitados: escondem dados dos colegas, fornecem informações parciais, comportam-se com intolerância - não medindo as conseqüências de seus atos para o bom funcionamento da empresa. É preciso distinguir ciúme de inveja. O ciúme é um sentimento que visa proteger uma relação valiosa. O desejo do ciumento é desfrutar o objeto do ciúme.

O desejo do invejoso, ao contrário, é ver o fracasso do invejado. A inveja é um sentimento de cólera que o sujeito experimenta quando percebe que o outro possui um objeto desejável. No trabalho, o excesso de ciúme tende a bloquear oportunidades valiosas para as pessoas e para a empresa, é isso que acontece quando a funcionaria/o, por ciúme, decide filtrar as demandas / propostas que chegam ao chefe.

Muitos atribuem o ciúme no trabalho a um rebaixamento da auto-estima, aos problemas pessoais e a deficiências psicológicas. As pesquisas mostram, porém, que o ciúme não é um distúrbio emocional, mas sim um produto de um desbalanceamento de gratificações. A administração do ciúme cai no terreno da administração do poder. A redução do ciúme depende muito mais de negociação de atenções do que de erradicação psicológica. Nesse campo, os mediadores são mais úteis do que os curadores.

As pessoas que detêm poder gastam muito tempo administrando vaidades. Não há outra saída. Só assim elas conseguem evitar que o ambiente de trabalho se transforme num festival de flechas envenenadas. O ciúme é reflexo de um desequilíbrio na distribuição das atenções. Isso depende muito dos chefes. Convém a eles perguntarem a si mesmos, no fim de cada dia: Como distribuí minha atenção? Alijei alguém? Isso afetou a conduta dos meus funcionários?

A administração do ciúme envolve quem detém poder e quem deseja atenção. A unidade de trabalho é o amálgama das duas partes e não cada uma em separado. Convém aos chefes fazerem um esforço constante na direção a um mínimo de equilíbrio na distribuição do poder e lutar para o ciúme não virar inveja.

Todavia, convém atentar para um detalhe. Tão perigoso quanto o excesso de ciúme é a sua ausência. Para a organização, é importante manter abertos os canais para a expressão de alguns sinais de ciúme. A negação total do ciúme pode conduzir as pessoas à indiferença e apatia. Parece paradoxal mas, as pesquisas confirmam isso. No trabalho, alguns chiliques de ciúme são necessários, da mesma forma que a sua ausência é prejudicial.

Observar o seu colega de trabalho a conversar com outra colega ou com o supervisor de forma fluente ou afetivamente pode facilmente tirar a espoleta dos ciúmes… e ainda bem! Talvez fosse pior se não sentisse nada! Ao verificar que o seu chefe possa sentir-se contente e afável pelo seu companheiro/a e ver que essa reação se transforma numa pontinha de ciúmes, está a validar o seu orgulho por ele ou por ela, o carinho que tem em estar com essa pessoa e a vontade que tem de a relação continuar a dar certo. Isso é extremamente positivo, por isso, porquê deixar que os ciúmes se transformem em algo negativo como uma cena ou discussão desagradável?

Já alguma vez pensou que os ciúmes que sente cada vez que o seu supervisor fala de um/a certo/a colega de trabalho, ou quando a sua colega ganha produção extra, pode ser um indicador de que falta algo na vossa própria relação? Talvez gostasse que o chefe o convidasse para ir tomar um simples café de vez em quando? Talvez gostasse de ter o tipo premiação que ele tem com a colega do trabalho? Transforme os ciúmes em mais empenho e dedique-se mais à sua relação, começando por comunicar as suas necessidades ao seu companheiro/a e pedindo que ele/ela faça o mesmo.

Os ciúmes não só criam sentimentos de frustração, raiva e insegurança no seio de uma empresa, como podem abalar a nossa própria auto-estima: não sou tão requerido, inteligente, feliz ou confiante no meu serviço. Evite que os ciúmes se transformem em ataques negativos a si próprio. Em vez disso, aproveite esse ataque ciumento para se auto-motivar e mude aquilo que quer mudar em si. Utilize como um incentivo para cuidar mais de si, para crescer e ser uma pessoa melhor – quer seja a nível físico, mental ou espiritual.

Uma relação de longa data no trabalho às vezes torna-se alguns momentos monótonos. Não dê motivos para o seu colega andar à procura de outro tipo de sentimentos, pois, se ele/ela tiver tudo o que precisa no ambiente do trabalho, dificilmente voltará a sentir um ataque de ciúmes no serviço. Porém, para garantir isso, uma relação tem de ser acarinhada diariamente e isso passa, em grande parte, por fugir à rotina.

Quem se sente acarinhado, dificilmente sente aqueles ciúmes avassaladores, porque está bem e sente-se seguro no seu time de trabalho. E será que a outra pessoa não estará a sentir exatamente a mesma coisa? Uma relação saudável necessita de carinho verbal, de forma contínua, e de ambas as partes. Use gestos de carinho, em palavras positivas e crie mais compreensão, pois ambos são parte da mesma equipe, tem que por foco no serviço pelo que foram contratados e visualizem os esforços de todos e os resultados da empresa.


A IRONIA NO TRABALHO
Diversas situações apresentam a ironia nas suas mais variadas formas, buscando as melhores direções para o uso da mesma e quando se deve evitar a utilização dela. Sua função real é apresentar um panorama sobre a adequação do uso desta figura semântica. É necessário também ressaltar que mostrar que a ironia é uma "arma" que se utilizada de uma maneira inteligente possui um grande valor. 

Provocante, ousada, pra muitos até irritante. Esses são alguns dos muitos adjetivos que são dados a ironia, sendo que essa é realmente algo muito complicado de se obter uma definição final, não só pela sua amplitude, mas também pela sua versatilidade. A ironia se faz presente muitas vezes, pela sua amplitude e também pelas suas formas de abordagem em cenas cotidianas como conversas entre amigos ou no trabalho, além da velha definição de ironia que é dizer uma coisa e dar a entender o contrário podem-se também a definir de outras maneiras como, por exemplo, a busca por dizer algo que venha a instigar uma série de interpretações subversivas sobre o que foi dito.

Ter domínio do bom senso e alguma noção sobre ética é importante para ser irônico sem ser ofensivo, para ser "escrachado" e mesmo assim ser inteligente, para usar essa ferramenta como algo enriquecedor no contexto determinado.  O fato de ser irônico gera muitas controvérsias, certo descontentamento, normalmente ligado a dificuldade de entendimento dessa figura lingüística, o que nos remete a outras questões como raciocínio lógico, senso de humor e mente aberta, dentre as várias formas do mesmo, até pode se disser que é preciso certo refinamento de humor para entender grande parte das questões onde se emprega elementos irônicos. 

Ironia é definida, tanto pelo seu caráter ousado e desafiador, mas também pela grande possibilidade de enriquecimento da fala e escrita. Seu uso feito de forma adequada possui uma tendência muito forte de ser o diferencial do trabalho ou situação. Outra questão importante a ser ressaltada é o fato do domínio de contexto/situação para que possa haver uma melhor compreensão da idéia que está se tentando passar ao se expressar ironicamente.

Das Implicaturas Conversacionais até o surgimento da Ironia. Existem dois tipos de implicaturas, uma que busca se mantiver ao significado normal das palavras e outra que não depende dessa normalidade, mas sim de questões relacionadas a elementos do ato de comunicação em si. Tem relação com o número de informações a serem passadas. Estas devem estar em um contexto necessário, informativos e sem excessos. Máximas da ironia:

·      * Ironia da Qualidade está relacionada com a verdade. É preciso respeitar essa verdade e as evidências da mesma.

·         * Ironia da Relação está conjunta à busca por ser relevante. 

·      * Ironia do Modo esta relacionada a questões de clareza. Usa-se a ironia para responder a pergunta, pois considera que essa foi uma pergunta óbvia.

Partindo do princípio que na maioria das vezes, colegas de trabalho possuem uma coordenação mais avançada, aliada a informação dada por supervisores ou chefes, usam a ironia para evitar o constrangimento de uma resposta positiva e direta.

Comentários e diversos tipos de produções relacionadas a serviço a prestar usam esse recurso lingüístico, utilizando vários elementos irônicos na concepção do seu trabalho. Por se tratar de uma figura de linguagem muito provocativa, a ironia é um elemento muito útil para ser usado em ocorrências e debates empresariais, embora muitas vezes também aparecesse em algum direito de resposta.


A ironia pode ser considerada o elemento de linguagem mais provocador que existe. Seu uso na maioria das vezes visa mesmo fazer uso dessas provocações geradas. Por isso mesmo é necessário muito cuidado ao ser irônico, pois a compreensão por parte de todos depende primeiramente da forma com que a ironia é passada. A observação bem feita do contexto/situação onde está ocorrendo a atividade é mais do que importante, é fundamental, Caso contrário o tiro pode sair pela culatra.


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