Insignia identificativa de Facebook

lunes

SEO



O que é SEO?
Entenda o que é SEO e como é aplicado


Sites de busca, também chamados de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet. A sua importância comercial torna-se evidente. Aparecer ou não aparecer no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa. Isso é válido não apenas para empresas de e-commerce, que vendem produtos diretamente em suas lojas virtuais, mas para qualquer negócio onde os potenciais clientes utilizam-se da internet para buscar os seus fornecedores ou prestadores de serviços.
O que é SEO, então? SEO é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

QUEM FAZ SEO?
A própria empresa - SEO inhouse. Entendendo a importância estratégica de um trabalho de SEO, diversas empresas desenvolvem o conhecimento interno de SEO em suas áreas de marketing e TI para otimizar os seus sites.Quanto maior o número de pessoas e áreas envolvidas no processo, mais conteúdo relevante e único será gerado para alimentar a fome insaciável do Google. 

Agências especializadas - SEMs. Muitas empresas não possuem profissionais qualificados ou recursos para tocar programas bem-sucedidos de SEO. Os algoritmos do Google estão em constante evolução e a maioria das empresas possui outras prioridades que precisam ser atendidas, tornando mais difícil manter-se a par de todas as novidades no mundo SEO. Essas empresas contratam então agências especializadas em SEO, que oferecem serviços de consultoria ou implementação SEO. Elas desenvolvem e implementam toda a estratégia de SEO ou tornam-se consultoras de empresas que desejam adquirir o conhecimento necessário para desenvolver a sua estratégia de SEO in-house.

 Vantagens e desvantagens de SEO in-house
Existem diversos pontos a se considerar antes de decidir entre os dois modelos (SEO in-house ou terceirizado). Uma estratégia de SEO in-house possui a vantagem de ser tocada por pessoas da própria empresa, que conhecem muito bem o negócio, os pontos fortes e fracos, concorrentes, etc. Por outro lado, é difícil para uma empresa ter o mesmo nível de conhecimento daquelas que são especializadas em SEO. Essas agências costumam ter acesso a informações atualizadas dos próprios buscadores que outras empresas geralmente não possuem.

Seja qual for o modelo, é importante que exista na empresa que deseja ter o seu site otimizado uma pessoa que coordene todos os esforços para aperfeiçoar o seu site, agrupando as informações fornecidas pelas áreas de TI, marketing, vendas e produto. 

RESULTADOS NATURAIS OU ORGÂNICOS
Entenda como um site pode aparecer nos resultados de busca do Google

A área central da tela de resultados do Google mostra os resultados naturais, também conhecidos como resultados orgânicos, relacionados à palavra-chave digitada pelo usuário. O Google mostra 10 resultados naturais a cada busca efetuada (este número pode ser alterado nas opções de preferência de pesquisa).
No final da página, é possível continuar à procura de mais resultados, até atingir o número estimado de resultados para aquele termo. Vale lembrar que 75% dos usuários não passam da primeira página e essa tendência tende a se acentuar à medida que o Google aprimore seus algoritmos.

QUEM APARECE NOS RESULTADOS
A cada conjunto de palavras-chave digitado no Google, ele pesquisa em seu índice as páginas de sites relacionadas ao termo informado. Por meio de um algoritmo que envolve aproximadamente 200 variáveis, disponibiliza-se em uma fração de segundos os resultados classificados por relevância. O algoritmo do Google é atualizado e evolui constantemente para oferecer resultados cada vez mais relevantes aos usuários. O segredo por trás do algoritmo do Google pode ser comparado ao segredo da fórmula da Coca-Cola, tal a importância que ele adquiriu na última década.

QUEM NÃO APARECE NOS RESULTADOS
O Google classifica e exibe nos resultados sites que foram rastreados pelo Googlebot, indexados e armazenados em seus servidores. O fato de um site não aparecer para determinada busca, não significa que ele não está indexado. Essas são algumas das causas para que sites não apareçam nos resultados:

O site foi criado há pouco tempo, e ainda não foi indexado pelo Google;

O site não possui nenhum link externo apontado para ele, e o Google não tem como descobrí-lo;

O site está indexado pelo Google, mas aparece mal classificado, por ter baixa relevância em relação aos termos digitados;

O site foi escrito em flash, java ou alguma linguagem que dificulte a indexação de seu conteúdo;

O site foi penalizado pelo Google, removido do índice ou aparece apenas em posições inferiores.

Para checar se um site está indexado, digite no campo de busca do Google:
 "site:www.o-seu-site.com", substituindo "o seu site", pelo domínio a ser pesquisado. Assim, você verá as páginas que o Google armazenou em seu índice. Se a resposta for a mensagem: "Sua pesquisa - site:www.o-seu-site.com. - não encontrou nenhum documento correspondente", significa que, de fato, ele não foi indexado pelo Google e não aparecerá para qualquer busca.

Para um site aparecer na busca de determinada palavra-chave, é importante que o Google tenha essa palavra no seu índice. Por exemplo, se quiser saber se um site está elegível para aparecer para a palavra "sapatos azuis", digite site:www.o-seu-site.com "sapatos azuis" na busca do Google e veja se algum resultado é encontrado.

QUAIS SITES APARECEM NA PRIMEIRA PÁGINA?
Já sabemos quem aparece e quem não aparece nos resultados. Em uma pesquisa com 281.000 resultados, aproximadamente, para a palavra-chave informada, são 281.000 páginas na internet que competem para aparecer na primeira página do Google para tal busca.

Como o Google define o posicionamento desses 281.000 resultados? Quem está elegível a aparecer na primeira página? Com a combinação de 200 variáveis, o algoritmo do Google elege as páginas mais relevantes à busca realizada.