Insignia identificativa de Facebook

martes

A MENTE APAGA REGISTROS DUPLICADOS

Por Airton Luiz Mendonça (Artigo do jornal O Estado de São Paulo)

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.. Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio.... você começará a perder a noção do tempo.

Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea.

Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar:

Nosso cérebro é extremamente otimizado.


Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.


Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.
 



Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade.
Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo.

É quando você se sente mais vivo.


Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e 'apagando' as experiências duplicadas.

Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo. Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo.

Como acontece?

Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa , no lugar de repetir realmente a experiência).

Ou seja, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa são apagados de sua noção
de passagem do tempo. Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos as coisas começam a se repetir - as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações, -.... enfim... as experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.

Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década. Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a...


ROTINA
 



A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos.

Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.


Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).

Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais.


Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo.

Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça diferente.


Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes.

Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes.

Seja diferente.


Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos.. . em outras palavras... V-I-V-A. !!!


Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo.

E se tiver a sorte de estar casado(a) com alguém disposto(a) a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais v-i-v-o... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.

Cerque-se de amigos.


Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes. Enfim, acho que você já entendeu o recado,
não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.



E
S CR EVA em tAmaNhos diFeRenTes e em CorES  difErEn tEs !

CRIE, RECORTE, PINTE, RASGUE, MOLHE, DOBRE, PICOTE, INVENTE, REINVENTE...


V I V A !!!

sábado

ÉTICA NA ASSESSORIA

“A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade”.


A moral é sinônimo da ética, conjunto de normas comportamentais dos homens que são aprovadas pela sociedade. A ética não é somente uma questão de conveniência, mas também uma condição necessária para a sobrevivência da sociedade.

FORMAÇÃO DOS CONCEITOS ÉTICOS - 5 TEORIAS
  • Teoria do fundamentalismo - conceitos extraídos de fontes externas ao ser humano.
  • Teoria do utilitarismo (Jeremy Bentham e John Stuart Mill) - conceito ético baseado no maior bem para a sociedade como um todo. “Maior bem”- tamanho e não nº de pessoas.
  • Teoria kantiana (Emmanuel Kant) - conceito ético que defende que cada um deve se comportar conforme os princípios universais.
  • Teoria contratualista (John Locke e Jean Jacques Rousseau) - pressuposto de que o ser humano assumiu com seus semelhantes o compromisso de se comportar de acordo com as regras morais para poder conviver em sociedade.
  • Teoria do relativismo - cada pessoa deveria decidir sobre o que é ou não ético, baseado nas suas próprias convicções e na sua própria concepção do bem e do mal.

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
O que é Natural e justo para uma coletividade?
Moral do oportunismo
- Celebrada pela “esperteza” de seus procedimentos como o jeitinho, o calote, a trapaça, a bajulice, etc.;
- Valoriza o enriquecimento rápido e o egoísmo e acredita que o proveito pessoal move o mundo
Moral da Integridade
- Edificante e convencional, com retórica pública;
- Difundida nas Escolas, Igrejas, Tribunais, Mídia.
- Princípios que, por definição, valem para todos.

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
O importante não é saber se a empresa dispõe de uma “essência moral”, mas se as conseqüências de suas decisões são ou não benéficas para a maioria de suas contrapartes.

Daí o risco para a empresa em orientar-se exclusivamente pela idéia de maximizar os lucros, sobretudo numa sociedade em que o capitalismo social se consolida e em que a mídia assume um papel extremamente ativo.
ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Nem sempre as decisões podem ser tomadas facilmente, considerando-se interesses individuais da entidade e sua responsabilidade social. Deve-se considerar que a mão invisível do mercado e sua ação disciplinadora estarão avaliando:
- o que afeta o meio ambiente;
- efeitos colaterais dos produtos nos consumidores;
- como as políticas corporativas atingem empregados e clientes.
Repousam aí as dificuldades dos problemas éticos contemporâneos das empresas: Como perseguir a maximização do lucro sem ferir os interesses.

ÉTICA ENTRE ORGANIZAÇÕES
As empresas competitivas operam num horizonte de longo prazo e a ganância ou a sedução por vantagens imediatas pode ser fatal:
- Espionagem industrial detectada e Apropriação de segredos industriais
- Demissão do diretor de compras e Seu indiciamento pela promotoria pública;
- Indenização, Compromisso de compras, Comissões, Subornos, outros pagamentos ilícitos

A natureza das empresas não é amoral, pois suas atividades não pairam acima do bem e do mal. As empresas não mais desempenham apenas uma função econômica, mas também uma função ética. Cada vez mais as decisões e as ações empresariais ficam submetidas ao crivo de uma cidadania disposta a retaliar as empresas que abusam da confiança e da credulidade de suas contrapartes. O que acontece quando produtos deixam de ser confiáveis?

ÉTICA; ORGANIZAÇÕES X EMPREGADOS
Exemplo 1
Fato: Desvio de produtos que saem da fábrica sem qualquer identificação:
Fato: Prejuízo estimado em milhões de $$$
Fato: Demissão dos diretores e gerentes;

Exemplo 2
Fato: Furto de mercadorias, manipulação na concessão de bonificações e de descontos para distribuidores:
Fato: Prejuízo estimado em milhões de $$$
Fato: Demissão dos diretores e gerentes;

Exemplo 3
Fato: Uso de notas frias para adulterar o valor das compras
Fato: Quadrilha formada por empregados e fornecedores
Fato: Prejuízo estimado em milhões de $$$
Fato: Demissão dos diretores e gerentes;
Fato: Cancelamento contratos com os fornecedores envolvidos

ÉTICA ENTRE EMPREGADOS DA ORGANIZAÇÃO
Entre as atitudes antiéticas relativas aos empregados, estão:
·         A discriminação na contratação, entre sexos ou preferências sexuais.
·         A discriminação na contratação com deficientes físicos, relativos à idade física.
·         A discriminação na contratação com a etnia, credo, preferências políticas e esportivas.
·         A discriminação na contratação com a segurança, saúde e higiene no trabalho.
Uma empresa somente terá um comportamento ético se seus diretores e colaboradores assim o forem. O único lucro moralmente aceito é obtido com ética.

ÉTICA ENTRE ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE
Diante de todo evento, pergunta-se:
·         Tal ação é moral para quem?
·         Para a coletividade ou para um agente individual?
·         Se for para a coletividade, de qual delas falamos?

Assim, avalia-se:
Conseqüências - que deveriam promover o máximo bem do maior número de pessoas, e/ou seus Propósitos - que a coletividade reputa como bons.

ÉTICA ENTRE ORGANIZAÇÃO E SOCIEDADE
Desfalques em empresas;
Dívidas fiscais fraudadas;
Propinas/subornos;
Tráfico de informações;
Pirataria intelectual e de produtos;
Fraude nos pesos e medidas;
Fraude em balanços de empresas;
Doações ilícitas a campanhas eleitorais;
Manobras financeiras para valorizar/rebaixar ações;

PROBLEMAS ÉTICOS
Fraude por parte dos administradores;
Empresa incentiva funcionários e mercado a compras ações da companhia;
Administradores se aproveitam para realizar lucros nos momentos pré-desastre;
Falha em não exigir consolidação das companhias;
Continua-se a recomendar a empresa mesmo após anúncio de prejuízos;
Administradores confirmam ter destruído documentos;

ÉTICA - CONCLUSÃO
O assessor é o que mais está sujeito a ver, informar e denunciar esquemas espúrios já que sua atividade está intimamente ligada com os processos das empresas, com apuração de procedimentos, e conseqüentemente, exibe dados que geram opções e diversos encargos.



A Ética deve construir um estado de espírito; mas este depende, basicamente, da Inteligência Emocional, razão pela Qual, se desejamos progressos essenciais em nós mesmos, é preciso também, conversar conosco e agir com terceiros como desejaríamos que agissem conosco.